Auditório da Subseção de Santos é inaugurado com outorga de carteiras e reunião de Comissões

Tweet


07/10/2019

02.10.2019- Solenidade de Entrega de Carteiras a nova advocacia e Inauguração das novas Instalações do Espaço Cultural da Casa da Advocacia e da Cidadania de Santos

O Espaço Cultural da Advocacia e Cidadania Santistas foi reformado e modernizado para qualificar as atividades de uma das maiores e mais tradicionais Subseções da OAB SP. Instituída pouco tempo depois da criação da Secional paulista, a OAB Santos tem mais de 85 anos de história e, atualmente, reúne aproximadamente oito mil advogadas e advogados inscritos que, agora, contam com novo auditório, tecnologicamente equipado para palestras e eventos.

“Em apenas nove meses de gestão estamos entregando um renovado local para o aperfeiçoamento profissional da classe", comemorou Rodrigo de Farias Julião, presidente da OAB Santos. "Essa conquista está alinhada com o propósito das gestões local e Secional de valorização efetiva da classe”. O evento (02/10) contou com a presença de Caio Augusto Silva dos Santos, presidente da OAB São Paulo e já na sequência da inauguração abrigou a solenidade de outorga de carteiras às advogadas e aos advogados que acabam de ingressar na Ordem, assim como uma reunião com presidentes e membros das Comissões da Subseção.

Ao recepcionar os novos colegas de profissão, Caio Augusto enfatizou a importância da participação de todos no dia a dia das Subseções: "Mantemos a nossa estrutura, a defesa das prerrogativas profissionais e o regramento ético profissional com independência, por meio de recursos próprios da Advocacia. As Subseções são os espaços de maior importância da Ordem, que prestam apoio direto da entidade para a advocacia", enfatizou.

Na ocasião, o presidente da OAB SP fez um pedido de palmas aos conselheiros Secionais presentes, extensivo aos demais membros do colegiado, em agradecimento a duas deliberações do colegiado, pertinentes àquele momento festivo: “Esse ano, o nosso Conselho aprovou a gratuidade dos cursos EAD da Escola Superior de Advocacia para a jovem advocacia, nos três primeiros anos de inscrição. Além disso, o Conselho Secional aprovou o fim da remessa de metade da receita auferida com cursos nos núcleos da ESA, mantendo integralmente os recursos nas respectivas Subseções para investimentos em favor da Advocacia de base”, explicou.

A mesa diretora para as solenidades foi composta por Roberto de Souza Araújo, diretor da CAASP; Maria Lucia de Almeida Robalo, vice-presidente da OAB Santos; Tânia Machado de Sá, secretária-geral da Subseção; Rogério Bassili José, secretário-geral adjunto; Raphael Meirelles de Paula Alcedo, diretor-tesoureiro; e os conselheiros Secionais Ana Paula Mascaro José Izzi, André Luiz Simões de Andrade, Gabriella Ramos de Andrade Moreira, Leandro Ricardo da Silva, Sérgio Martins Guerreiro e Sônia Maria Pinto Catarino.

Comissões da OAB Santos
Logo após a outorga de carteiras, o presidente da OAB SP participou de reunião com os presidentes e membros das Comissões Permanentes e Especiais da Subseção de Santos. Caio Augusto Silva ponderou que o atual momento exige união da Advocacia para defender as bandeiras caras para a classe e o cidadão, como a Lei de Abuso de Autoridade. “Incomoda ouvir um juiz dizer que é contra a lei que pune abuso de autoridade. Reiteramos que acreditamos no sistema e que será um juiz a julgar se houve ou não abuso, em cada caso concreto, com respectivos contraditório e direito à ampla defesa”, sustentou.

Para concluir o encontro com uma palavra de incentivo às atividades das Comissões, o dirigente de Ordem afirmou, elogiosamente, que esses grupos de trabalho exercem lobby legítimo e transparente, no seio da nossa comunidade: “É uma prática comum nos países desenvolvidos, com atuação transparente em favor do diálogo e do debate qualificado, colocando reflexões sobre as justificativas e razões para as mudanças que estamos propondo”, explicou. O presidente da Secional paulista agradeceu ao dirigente da OAB Santos, Rodrigo de Farias Julião, pelo esforço em unir a classe e os integrantes do sistema OAB.