União de esforços em Prerrogativas traz vitória para advogado de Barretos

Tweet


09/10/2019

A OAB SP, por meio da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Subseção de Barretos e do Conselho Regional de Prerrogativas da 8ª Região, obteve êxito na defesa de um colega em inquérito policial que tramitava na 3ª Corregedoria Auxiliar de Ribeirão Preto.

A defesa realizada por Gustavo de Falchi, presidente da referida Comissão, Gerson Luiz Alves de Lima e Jailton Rodrigues dos Santos, nessa ordem presidente e membro do Conselho Regional, obteve habeas corpus favorável a advogado para o fim de suspender liminarmente o curso do inquérito 022/2019, bem como o trancamento do referido procedimento.

O causídico teve prerrogativa desrespeitada ao postular direito de terceiros: no ato de recuperar numerário de seu cliente junto à delegacia de polícia, foi instaurada uma investigação contra o advogado. “Ficou nítido o desrespeito à inviolabilidade do advogado por seus atos e manifestações no exercício da profissão”, disse de Falchi.

O presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas estadual, Leandro Sarcedo, reitera a fundamental importância da regionalização das atividades para o sucesso do trabalho que visa fortalecer o combate à violação de direitos de advogadas e advogados no dia a dia de suas atividades profissionais.

“A vitória alcançada é fruto de trabalho árduo das comissões. A decisão proferida é o reconhecimento de que prerrogativas não são privilégios: a advocacia sempre lutará pela maior autoridade de todas, o cidadão brasileiro”, reforçou a conselheira Secional, Letícia Catani.