A reforma da previdência em foco no I Seminário de Direito Previdenciário da OAB SP

Tweet


01/11/2019

01.11.2019- I Seminário de Direito Previdenciário

O I Seminário de Direito Previdenciário movimentou a sede institucional da OAB São Paulo (01/11), com uma programação ampla, que reuniu operadores do Direito para discussões técnicas sobre a reforma da previdência, englobando desde os direitos sociais aos reflexos da proposta, passando ainda pelos cálculos previdenciários na execução de sentença.

Na abertura, o vice-presidente da Ordem paulista, Ricardo Toledo, destacou dois compromissos da gestão 2019/2021, sendo o legado do conhecimento e a outorga à advocacia de melhores condições de trabalho. Acerca da reforma da previdência, o dirigente de Ordem ponderou que o tema, palpitante, aflige a cidadania e terá impacto em toda a coletividade: “Este auditório repleto de profissionais demonstra que estamos no caminho certo. A advocacia, cada vez mais preparada e fortalecida, favorece a cidadania”, disse.

O evento, que acontece em parceria com o Instituto de Estudos Previdenciários (IEPREV), inaugura a iniciativa por parte da Ordem paulista, e deve ocorrer no próximo ano com o intuito de firmar o diálogo com os institutos previdenciários de todo Brasil, avalia o presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB SP, José Roberto Sodero Victório. “O momento é de transformar as informações recebidas aqui em conhecimento”, acrescenta.

Já o presidente do IEPREV, Roberto de Carvalho Santos pondera sobre a necessidade de preparação e qualificação da advocacia para atender a sociedade diante das mudanças nas regras de aposentadoria no país: “A maneira como estão propondo é aviltante”, disse. A vice-presidente do IEPREV, Ana Paula Fernandes, segue na mesma linha e destaca a importância da luta pelos direitos sociais: “A defesa pela proteção ao risco social precisa superar todas as diferenças”, enfatiza.

Compuseram o dispositivo de honra na mesa de abertura: Miguel Horvath Júnior, doutor em Direito Previdenciário e procurador federal; e Aline Marçal, presidente da Comissão de Ética da OAB Ubatuba.

Todas as exposições realizadas ao longo do seminário estão disponíveis através do link: