OAB SP promove 35ª edição do Prêmio Franz de Castro Holzwarth

Tweet


19/11/2019

OAB SP promove 35ª edição do Prêmio Franz de Castro Holzwarth

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo promoverá a 35ª edição do Prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos neste mês. Marcada para 27 de novembro, às 10h00, na sede institucional, a cerimônia homenageará o movimento Mães de Maio e serão feitas, ainda, menções honrosas a Margarida Bulhões Pedreira Genevois, integrante do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, e ao advogado Luiz Carlos Sigmaringa Seixas (
in memoriam).

A premiação foi criada em 8 de novembro de 1982 pela Comissão Permanente de Direitos Humanos, sob a chancela do Conselho Secional, como símbolo de reconhecimento do trabalho daqueles que se dedicam pela defesa dos direitos humanos no Brasil.

Peça exclusiva para a premiação de 2019 foi desenvolvida pelo artista Elvio Becheroni.

História
O prêmio leva o nome de advogado com destacada carreira em defesa desses valores. A morte precoce de Franz de Castro Holzwarth ocorreu aos 39 anos, durante atuação numa rebelião na delegacia de Jacareí (SP). Em fevereiro de 1981, então vice-presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), foi chamado para atuar como mediador durante a revolta e se ofereceu para ser trocado por um refém dos amotinados. Ele foi levado pelos presos na tentativa de fuga que acabou com o carro metralhado e a morte de todos os ocupantes. O caso chocou a região do Vale do Paraíba e repercutiu em todo o Brasil. 

Serviço:
Data: 27/11
Hora: 10h00
Local: rua Dona Maria Paula, 35 – centro