Em São José do Rio Preto, dirigentes de Ordem participam do I Fórum Regional da Justiça

Tweet


18/12/2019

Em São José do Rio Preto, dirigentes de Ordem participam do I Fórum Regional da Justiça

O I Fórum Regional da Justiça (12 e 13/12) levou discussões importantes para a Advocacia de quatro Subseções: São José do Rio Preto (sede do evento), Tanabi, José Bonifácio e Mirassol. Uma das propostas do primeiro dia do evento foi analisar a proteção efetiva da tutela jurisdicional em seis Comarcas da região, pauta que aproximou o conteúdo desse Fórum do dia a dia da Advocacia. O anfitrião, presidente da OAB Rio Preto, Marcelo Henrique, recebeu dirigentes de Ordem Secionais e demais expositores que debateram temas de interesse da classe e do sistema de Justiça.

No segundo dia do encontro, o presidente Secional, Caio Augusto Silva dos Santos, falou dos “Desafios da Advocacia perante a morosidade judicial” propondo uma abordagem propositiva, listando contribuições que a classe pode encampar contra esse problema. Por outro lado, o dirigente de Ordem defendeu a indispensabilidade da Advocacia nos espaços de administração da Justiça: “Sob a justificativa de acelerar a solução de conflitos, não podemos afastar a Advocacia dos espaços de realização da Justiça. Não podemos aceitar que os atos celebrados nos Cejuscs – que geram títulos executivos judiciais – prescindam da nossa presença em desfavor da justa proteção dos direitos do cidadão”.

A programação do I Fórum Regional da Justiça contou também com exposição do presidente da CAASP, Luís Ricardo Vasques Davanzo. Participaram os presidentes de Subseções Breno Gianotto Estrela (Tanabi), Marcos Roberto Sanchez Galvez (Mirassol) e Rodrigo Fachin de Medeiros (José Bonifácio). Os demais palestrantes foram Adenir Pereira da Silva, juiz diretor do Fórum Federal de São José do Rio Preto; Hélio Grasseli, juiz diretor do Fórum Trabalhista de São José do Rio Preto; Paulo Marcos Vieira, juiz diretor do Fórum da Comarca de São José do Rio Preto; e José Roberto de Castro Neves, autor do livro “Como os advogados salvaram o mundo”.

Entre os presentes estiveram Edson Coelho Araújo, prefeito de São José do Rio Preto; Suzana Helena Quintana, Fernando Mariano da Rocha, Milton José Ferreira de Mello, Luiz Donato Silveira e Odinei Rogério Bianchin, conselheiros Secionais.