Nota de falecimento – Luiz Flávio Gomes

Tweet


01/04/2020

Com pesar e tristeza a OAB SP e a CAASP cumprem o dever de comunicar o falecimento precoce, aos 62 anos, do jurista, professor de Direito e deputado federal por São Paulo, Luiz Flávio Gomes, nesta quarta-feira. Desde o ano passado, afastado de suas atividades diante do diagnóstico de uma leucemia aguda, lutava contra a doença. Sempre presente em eventos na Secional e suas Subseções, sendo o último registro de sua participação na casa na  Audiência Pública sobre o Projeto de Lei Anticrime do Ministério da Justiça e Segurança.

Formado pela Faculdade de Direito de Araçatuba em 1979, tornou-se mestre em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e doutor em Direito Penal pela Universidade Complutense de Madri. Ministrou aulas em vários cursos de pós-graduação, inclusive no exterior. Luiz Flávio foi advogado, magistrado, promotor e delegado. Foi eleito em 2019 para o Congresso Nacional.

Segue abaixo a manifestação dos presidentes da OAB SP e da CAASP:

O Direito e o Ensino contemporâneos perderam um dos seus maiores nomes nesta data. Faleceu, vítima de leucemia, o Professor Luiz Flávio Gomes.

Tendo servido com brilhantismo as principais carreiras da família forense (Advogado, Magistrado, Promotor e Delegado), deixou um legado de aprendizado, notadamente pelo exemplo de conduta e de retidão que as suas ações sempre demonstraram ao longo da vida.

Cônscio do seu dever para com a nação, representava o povo brasileiro na Câmara dos Deputados desde 01.01.2019, mercê do mandato que legitimamente conquistou nas urnas para representar São Paulo junto ao Congresso Nacional.

Autor de inúmeras obras, estudos e ensinamentos, o Professor Luiz Flávio Gomes era pessoa de ação que fazia de cada minuto do seu tempo um vetor incessante do fomento do Ensino, crente que sempre foi no conhecimento como a matriz mais importante no combate à desigualdade social e na correção dos equívocos que nos tiram dos corretos caminhos da vida.

Lutou até o último momento com a doença que infelizmente o vitimou, não apenas pela vontade de viver que todos nós temos, mas sim e notadamente para ter mais oportunidades de cumprir as suas missões de facilitador do acesso ao conhecimento e de edificador de mecanismos necessários à busca da senda de que "Queremos um Brasil ético".

À família e amigos enlutados - dentre os quais todos nós assim nos consideramos em razão do carinho que sempre pudemos ter do Professor Luiz Flávio Gomes e que sem dúvida alguma era recíproco - prestamos (OAB SP e CAASP, por seus Diretores, Conselheiros Estaduais e Federais, Presidentes e Diretores de Subseções e Gestores de Ordem) nossos sinceros sentimentos, com o desejo de que Deus possa trazer um pouco de conforto nesse momento de inigualável dor.

Ao Professor Luiz Flávio Gomes nossas mais profundas homenagens, com o desejo de que após o choro e a tristeza inescondíveis pela perda do amigo, possamos sempre lembrar da gratidão e da alegria espelhadas na oportunidade que tivemos de com ele conviver.

Caio Augusto Silva dos Santos
Presidente da Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil

Luís Ricardo Vasques Davanzo
Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo