You are here: Home Galeria de Presidentes CID VIEIRA DE SOUZA

CID VIEIRA DE SOUZA

1971-1976 / 1977-1979

CID VIEIRA DE SOUZA

Cid Vieira de Souza

CID VIEIRA DE SOUZA presidiu a OAB-SP por quatro mandatos. Pautou-se pela intransigente defesa das prerrogativas, tantas eram as arbitrariedades cometidas contra advogados, naqueles tempos conhecidos como "os anos de chumbo da ditadura".

 

Embora a luta da OAB tenha trazido mais respeito ao advogado, não foi possível evitar a proliferação das faculdades de Direito e a consequente queda da qualidade do ensino jurídico. Em 1974, foi criado o Exame de Ordem, estabelecendo-se um duro embate com o poder instituído.

 

Foi em sua longa gestão que se deu a criação do Jornal do Advogado e a primeira edição do livro Em Defesa das Prerrogativas do Advogado, uma compilação de habeas corpus impetrados em favor de advogados injustamente presos no cumprimento da profissão. Também se deve a ele a construção, em São José do Rio Preto, da primeira de uma série de Casas do Advogado, como forma de fortalecer a classe e promover a união.

 

Entre o final de 1976 e o início de 1977, Cid renunciou para concorrer à reeleição. A OAB-SP foi, então, comandada por RAIMUNDO PASCOAL BARBOSA, que ocupava o cargo de 1º secretário. Ele considera marco da sua administração “a atuação da Comissão de Prerrogativas, que funcionava com perfeição. Não havia falhas, porque errar, naquele momento histórico, podia ser fatal”.

Cid Vieira de Souza morreu em 18 de junho de 2002, aos 72 anos. Raimundo Pascoal Barbosa faleceu em 15 de agosto de 2002, aos 81 anos.