85 anos pela cidadania

Tweet
85 anos pela cidadania

No dia 22 de janeiro de 1932, às 14 horas, em reunião realizada em sala cedida pelo então Instituto da Ordem dos Advogados de São Paulo, onde estavam presentes Plínio Barreto, que presidiu a sessão, Henrique Bayma, que secretariou os trabalhos e, ainda, Francisco Morato, Vicente Ráo, Ernesto Leme, Christovam Prates da Fonseca, José Joaquim Cardoso de Melo Neto e José Bennaton Prado, nascia a OAB de São Paulo.

Com o DNA formado por ideários das liberdades, da legalidade, da igualdade, da democracia e dos valores republicanos, nossa Secional historicamente sempre se posicionou de forma vanguardeira em movimentos de defesa da classe e da cidadania.

Desde a participação de suas lideranças no movimento constitucionalista de 32, passando pela luta da retomada democrática nos anos de chumbo e da corajosa participação de advogados na defesa dos presos políticos; na inovadora da criação do Exame de Ordem ao esforço para inclusão, na Constituição de 1988; do reconhecimento da indispensabilidade da participação da advocacia na administração da Justiça, a OAB SP sempre se pautou pelo interesse público e pela convicção de que fortalecendo a advocacia está valorizando a cidadania.

Neste momento conturbado de nosso país, a Ordem em São Paulo tem buscado honrar essa tradição – lançando campanhas pela Reforma Política Já e pelo combate à corrupção, defendendo as garantias constitucionais, combatendo discursos de ódio e de intolerância, denunciando práticas que persistem em ocorrer comprometendo valores republicanos que tanto prejuízo continuam a causar a Nação – sem jamais abrir mão da defesa intransigente de nossas prerrogativas e da valorização de nossa profissão, notadamente mostrando à sociedade que advogadas e advogados dedicam as suas vidas à satisfação do principal desejo do cidadão: o desejo por Justiça!

Neste ano, o Conselho Federal nos deu a honra de hospedar a Conferência Nacional da Advocacia. Isso ocorrerá depois de quase 50 anos, pois a última em São Paulo foi em 1970. Nosso esforço se dará para que esta Conferência, que será de todo o país, seja mais um momento histórico para a advocacia e para a cidadania, de São Paulo e do Brasil.

Viva a Advocacia! Viva a OAB SP!


Marcos da Costa
Presidente da OAB SP