Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ordem dos Advogados do Brasil - Seção de São Paulo
Seções
Ferramentas Pessoais
Você está aqui:

GESTõES ANTERIORES

OAB/SP E PROJETOS DE ILUMINAÇÃO TYG DISTRIBUEM CARTILHA SOBRE "USO SEGURO DA INTERNET PARA TODA A FAMÍLIA", EM DIADEMA – SP

Clique para compartilhar

Em apoio aos esforços da área de Tecnologia da Informação da TYG empresa especializada em Projetos de Iluminação sediada na cidade de Diadema SP, a Comissão Especial dos Crimes de Alta Tecnologia da OAB Secção São Paulo encaminhou recentemente 100 unidades da cartilha "Uso Seguro da Internet para Toda a Família", através do pedido realizado pelo Sr. Anderson Marcelino Pereira, Gerente de TI e responsável pela estruturação da área de TI e Gestão de Segurança da Informação (GSI).

O objetivo da campanha da TYG é de conscientizar e fornecer orientações preventivas sobre segurança da informação e agregar valor juntos aos seus colaboradores internos e externos. As cartilhas chegam em momento oportuno e serão distribuídas aos funcionários por toda a fábrica, áreas administrativas e nas demais unidades da empresa. O gerente de TI afirmou que a missão do departamento é dar continuidade na campanha no decorrer do ano de 2011.

Segundo o Presidente da OAB SP Dr. Luis Flavio Borges D´Úrso, “como a internet  ainda é, em muitos aspectos, uma novidade, não há normas e leis específicas para coibir os crimes praticados por meio dos computadores. São fraudes financeiras, envio de vírus, roubo de senhas, crimes contra a honra, calúnia, injúria, difamação, cyberbullying (humilhação de pessoas por meio de postagens na internet) e, talvez o crime mais preocupante, a pedofilia  - que alicia nossas crianças”.

A cartilha recebida pela TYG foi promovida pela OAB/SP, em conjunto com o LEEME – Laboratório de Estudos em Ética nos Meios Eletrônicos – da Universidade Mackenzie com o título “Recomendações e Boas Práticas para o Uso Seguro da Internet para Toda a Família”, a cartilha foi elaborada por diversos pesquisadores de renome da área como o Dr. Coriolano A. Almeida Camargo, Presidente da Comissão, Dra. Juliana Abrusio, Dr. Marco Aurélio Florêncio, Dr. Renato Opice Blum e Sr, Fernando de Pinho Barreira juntamente com diversos integrantes da Comissão dos Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP e contou com apoio e patrocínio da Microsoft, Infosec Concil, Telefônica e Jornal Jovem, a cartilha mostra a diferença entre liberdade de expressão e violação do direito alheio e o que fazer em casos de preconceito de raça ou de cor, bullying (intimidação), pornografia infantil e crimes na internet.

Na visão do Sr. Anderson Marcelino a cartilha fornecerá informações extremamente relevantes para o cotidiano dos seus colaboradores e enfatizou que é fundamental que os profissionais conheçam os riscos da utilização inadequada dos recursos de internet bem como das recomendações e orientações para a utilização de forma mais segura da rede mundial de computadores.

Segundo o Senhor Regilberto Girão, especialista em Crimes Digitais que atua no Ministério Público Federal “a Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OABSP é composta por sua riqueza multidisciplinar e tem despontado por meio de discussões e análises continuadas que visam perceber impactos sociais, culturais e jurídicos sobre o uso das tecnologias e promover frentes de ação de formação de opinião coletiva.”
 
Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP

Ações do documento