24 de abril de 2024 - quarta

40 anos das ‘Diretas Já’: OAB SP promove seminário sobre desafios da democracia no Brasil

Evento, em parceria com a Folha de S. Paulo, receberá ministra Cármen Lúcia, pensadores e juristas

Foto antiga com advogados na porta da OAB com faixas pedindo pelas Diretas Já
Foto: Acervo OAB SP

A ministra Cármen Lúcia, do STF (Supremo Tribunal Federal), estará na OAB SP (Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo), na próxima segunda-feira (29)l, para debater os desafios ainda enfrentados pela democracia brasileira no “Seminário Folha: 40 anos das Diretas Já”. O evento reunirá pensadores, artistas, políticos e juristas para uma reflexão sobre o maior movimento popular da história do Brasil. Acompanhe pelo canal do Youtube da OAB São Paulo

O cenário para a celebração dos 40 anos do movimento não poderia ser mais apropriado. A OAB SP esteve no centro da articulação dos atos de 1984. Pela sua credibilidade e imparcialidade, a instituição foi escolhida, na época, para presidir o Comitê Suprapartidário organizador das “Diretas Já”. O Comitê reunia partidos políticos, centrais sindicais, movimentos estudantis, entre outros grupos da sociedade.

Desses encontros, nasceu o maior movimento cívico do país. As manifestações que reivindicavam o direito fundamental do voto direto para presidente da República ganharam as ruas do país. Em abril de 1984, o histórico comício no Vale do Anhangabaú, na Capital paulista, reuniu 1,5 milhão de pessoas. Apesar da emenda pelo voto direto ter sido derrubada no Congresso, as “Diretas Já” colocaram o povo de volta ao poder e demarcaram o fim da ditadura militar.

Democracia no centro dos debates

O seminário terá três painéis, com mediação do jornalista Oscar Pilagallo, autor de “O Girassol Que Nos Tinge”, livro que reconstitui a história das Diretas Já. O primeiro painel vai debater “A Democracia no Século 21: Novos Caminhos para a Participação Popular”. A intenção é discutir as ameaças ainda enfrentadas pela democracia brasileira, 40 anos depois das “Diretas Já”, como nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, e apresentar mecanismos de participação popular para a consolidação democrática.

Os convidados para o debate são Luis Felipe Miguel, professor de ciência política da Universidade de Brasília; Christian Perrone, pesquisador do Instituto Tecnologia e Sociedade; Nelsa Nespolo, fundadora da cooperativa de economia solidária Justa Trama; e Valdecir Nascimento,  historiadora e fundadora da organização feminista Odara.

O tema do segundo painel será “Democracia com Direitos e o Papel do Judiciário”. Expoentes do campo do Direito vão debater um dos pilares centrais da democracia: a garantia de direitos fundamentais. E vão discutir o amplo papel do Judiciário para proteger princípios constitucionais que asseguram esses direitos.

Os debates ficarão por conta de Oscar Vilhena, professor de direito da FGV e conselheiro do Conectas;  Eunice Aparecida de Jesus Prudente, professora sênior da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; e Leonardo Sica, vice-presidente da OAB SP.
O ato de encerramento do evento contará com a participação de diversas personalidades que participaram ativamente do movimento das “Diretas Já”, como a cantora Fafá de Belém, a atriz Christiane Torloni, o jornalista Ricardo Kotscho, o colunista Juca Kfouri, e o ministro do Trabalho de João Goulart e vice-governador de São Paulo (1987-1990), Almino Affonso.

“Seminário Folha: 40 anos das Diretas Já”
29 de abril de 2024, a partir das 15h
Acompanhe pelo YouTube