V Congresso Brasileiro de Direito do Estado
04/04/2005
O Instituto de Direito Público da Bahia - IDPB - promove o V Congresso Brasileiro de Direto do Estado, entre os dias 4 e 6 de maio, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador.O objetivo do Congresso é integrar três áreas do Direito Público discutindo temas ligados ao exercício legítimo da autoridade e às garantias básicas do cidadão brasileiro.
Direito Administrativo será o tema dos debates no primeiro dia do Congresso, que terá início às 8h com o credenciamento dos participantes. O advogado Celso Antônio Bandeira de Mello fará a conferência de abertura, às 10h, falando sobre a Eficácia e Efetividade do Direito Administrativo. Em seguida, às 11h, será a vez de Tércio Sampaio Ferraz Jr. discorrer sobre O Princípio Jurídico da Administração Pública.
Controle Judicial e Administrativo do Poder Público é o tema do debate que acontecerá a partir das 14h, com os expositores Sérgio Ferraz, que fala sobre Mandado de Segurança: novas questões e questões antigas que não querem calar; Lúcia Valle Figueiredo, discutindo Ação Civil Pública: uso e abuso; e Sérgio Monte Alegre, tratando de Os Tribunais de Contas e o Devido Processo Legal.
Finalizando o dia, os componentes da mesa discorrerão sobre A Efetivação da Reforma da Previdência. Weida Zancaner irá falar sobre Reforma da Previdência e Controle das Aposentadorias pelos Tribunais de Contas, a partir das 16h30. Previdência Complementar dos Servidores Públicos: riscos, vantagens e conseqüências da adesão é o tema da palestra de Paulo Modesto; e Maria Sylvia Zanella di Pietro tratará de Previdência Municipal dos Servidores Públicos.
No dia 5 de maio o tema será Direito Tributário, com início às 10h. A conferência de abertura ficará a cargo do ministro do Superior Tribunal Federal Carlos Mário da Silva Velloso tratando de O Direito Tributário na Recente Jurisprudência do STF. Às 11h, Paulo de Barros Carvalho discutirá Direitos Fundamentais e Tributação.
Contribuições Sociais é o tema dos debates no período da tarde, a partir das 14h, com Humberto Ávila discorrendo sobre Limites do Princípio da Solidariedade na Instituição de Contribuições Sociais. Logo após, Oscar Mendonça irá tratar de As Contribuições Sociais para o PIS e a Cofins na Importação. Finalizando o debate, Sacha Calmon Navarro Coelho apresentará Contribuições Especiais: interventivas e sociais. Competência e Princípio da Não-Cumulatividade.
O Congresso termina com o tema Processo Tributário, às 16h30, com Marco Aurélio Greco discorrendo sobre O Princípio da Verdade Material no Processo Tributário, seguido de Patrícia Falcão tratando de Presunções no Lançamento Tributário e Princípio da Ampla Defesa no Processo Tributário. Finalizando, José Souto Maior Borges expõe sobre A Dialética do Contraditório no Processo Administrativo Tributário.
O último dia do Congresso começa às 10h e tem como tema o Direito Constitucional. A abertura ficará a cargo do ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto falando sobre O Acesso à Justiça e a Ação de Preceito Fundamental. A seguir, Carmem Lúcia Antunes Rocha irá tratar de Súmula Vinculante e Súmula Impeditiva de Recurso, às 11h.
O tema do primeiro debate do dia é Ponderação de Interesses, Segurança Jurídica e Mudança Social. Luis Roberto Barroso discutirá Ponderação de Interesses, Segurança Jurídica e Princípio Democrático. Marília Muricy será a próxima participante e terá como tema Mutação Constitucional e Mudança Social. Terminando o debate, Gustavo Binenbjon irá expor sobre Ponderação de Interesses, Segurança Jurídica e Relativização dos Efeitos no Tempo da Nulidade dos Atos do Poder Público.
O Congresso será encerrado com a conferência Reforma do Poder Judiciário, com Ada Pellegrini Grinover discutirá A Reforma do Poder Judiciário: a necessária reforma infraconstitucional. Para falar sobre Reforma do Judiciário e Legitimação Democrática do Poder Judiciário: repensando o controle de constitucionalidade foi convidado J. J. Calmon de Passos.
Informações pelos telefones (71) 3270-5246/3339-2600 e 0800-707-5246 (exceto para ligações provenientes de Salvador ou de celular) ou pelo site www.direitodoestado.com.br