DEBATE SOBRE CÉLULAS-TRONCO
25/08/2005
Por meio de sua Comissão Especial de Direitos e Defesa dos Interesses Jurídicos dos Deficientes, a OAB-SP promove noite de palestras sobre Células-tronco. O evento acontece no dia 16 de setembro, às 19 horas, no Anfiteatro da Escola Paulista de Medicina-Unifesp (Rua Botucatu, 740, subsolo). O tema O Direito à Vida nos Tratados Internacionais, na Constituição e na Lei será exposto pelo advogado Ives Gandra Martins, professor das universidades Mackenzie e UniFMU, presidente do Conselho de Estudos Jurídicos da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e da Academia Paulista de Letras.
Na seqüência, será exposto o tema Direito Fundamental à Vida, Histórico e Atualidade: Correntes Ideológico-culturais, Direito à Saúde, Direito à Informação e Exercício da Cidadania. A palestra será ministrada por Paulo Silveira Martins Leão Neto, procurador do Estado do Rio de Janeiro, pós-graduado pelo Instituto de Estudos de Direito da Economia e presidente da União dos Juristas Católicos do Rio do Janeiro.
Para fechar o evento será debatido Células-Tronco Verdadeiras e Falsas Esperanças: por que não às celulas-tronco embrionáiras? Afirmativas com base científica: 1) a vida humana conforme os tratados de embriologia, se na concepção; 2) causam rejeição; 3) causam teratomas (tumores embrionários); 4) esses teratomas podem sofre malignização; 5) o blastocisto quando congelado sofre metilação, portanto não é ideal para os estudos na pesquisa; 6) não há publicações científicas que comprovam a cura. Esse tema será exposto por Lilian Piñero Eça, doutora em Biologia Molecular, coordenadora do curso latu sensu do Centro de Extensão Universitária e diretora do Centro de Atualizaação em Saúde na Unifesp.
Mais informação e inscrição (mediante uma lata de leite em pó integral) na Praça da Sé, 385, térreo.