Assinado Convênio para Construção do Fórum de Itaquera
15/12/2006
O presidente da Subsecção de Itaquera, Sidney Liberal, comemora a assinatura do convênio entre o Tribunal de Justiça de São Paulo e os governos do Estado e Município para a construção do Fórum de Itaquera, na última quarta-feira (13/12), depois de anos de luta da Subsecção e da Diretoria da Seccional – especialmente da vice-presidente Márcia Regina Machado Melaré e da conselheira e diretora adjunta Tallulah Carvalho - nesse sentido , realizando gestões e inúmeras reuniões e visitas ao Judiciário e Executivo. A obra vai beneficiar cerca de 4 milhões de pessoas. Liberal lembra que essa luta também contou com o apoio de lideranças do bairro, como o Padre Rosalvino - que no ano passado recebeu o troféu Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos da OAB SP; o Subprefeito de Itaquera, advogado Laerte Teixeira, e o juiz diretor do Fórum de Itaquera, João Pazine Neto.
“A construção de novos fóruns é um fator importante para a agilização do Poder Judiciário, foco de preocupação da Advocacia. Quanto mais espaço físico nós tivermos, mais varas serão instaladas, mais juízes e mais funcionários trabalharão e, conseqüentemente, a tramitação dos processos será agilizada e o interesse do jurisdicionado será contemplado. É fazer com que o processo caminhe mais rápido e isso é do interesse também da advocacia”, comentou o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso.
O convênio prevê a construção do fórum em um terreno ao lado da estação Itaquera do metrô. Para isso, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do governo do Estado, e a Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab), da prefeitura, farão permuta de áreas públicas, iniciativa semelhante ao convênio para a construção do novo fórum da Lapa.Itaquera, na zona leste da cidade.