OAB SP REPUDIA ASSASSINATO DE JORNALISTA
08/05/2007
NOTA PÚBLICA
A morte de Luiz Carlos foi uma execução deve ser vista como uma tentativa de intimidação, que toda a sociedade brasileira deve rechaçar na defesa da liberdade de imprensa - que serve de respaldo para todas as demais liberdades e garantias individuais e coletivas - e como tributo à coragem do jornalista, que perdeu a vida de forma brutal, trazendo a público denúncia gravíssima.
O patrono da Advocacia, Rui Barbosa, foi sábio ao afirmar que um país com uma imprensa fraca não consegue lutar contra os vícios que contaminam suas instituições. Precisamos reagir, a imprensa precisa ter respaldo para ser uma engrenagem a serviço do interesse público, da verdade e do direito da sociedade à informação. A violência não pode calar a Imprensa, nem a sociedade.
A denúncia e a coragem do jornalista Luiz Carlos expôs suspeitos. O seu sacrifício pessoal à causa do jornalismo e da verdade não pode ser esquecido. Para tanto, não podemos ficar inertes diante deste crime odioso, o qual deve ser apurado com rigor pelas autoridades e apontados e punidos os executores e mandantes . Esperamos que a punição exemplar dos culpados expresse a todos os povos que vivemos a plenitude do Estado Democrático de Direito e ajude a evitar novos assassinatos que atentem contra a democracia, a cidadania e a liberdade de expressão.
São Paulo, 8 de maio de 2007
Luiz Flávio Borges D´Urso
Presidente da OAB SP