OAB SP E ADVB LANÇAM NA CÂMARA MUNICIPAL ABERTURA DAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO À BANDEIRA
14/11/2007
A OAB SP e ADVB participam na próxima quarta-feira (21/11), às 15 horas, na Câmara Municipal de São Paulo, de sessão solene, que estará abrindo as Comemorações do CENTENÁRIO DA FESTA À BANDEIRA NACIONAL, que acontece no dia 19 de novembro de 2008, com promoção das duas entidades.
Instituída em 1889, a Bandeira Brasileira só passou a ser comemorada a partir de 1908, quando uma Comissão de notáveis, dentre eles Lauro Sodré, Alípio Bandeira e Olavo Bilac, propôs que o pavilhão nacional fosse condignamente festejado. A solenidade conta com o apoio do presidente do Legislativo Municipal , Antonio Carlos Rodrigues, e do vereador Ademir da Guia.
“ No ano que antecede à data comemorativa iremos realizar uma série de atividades, tendo a Bandeira Brasileira como tema, como exposições de Bandeiras históricas, caminhadas, seminários, concursos de fotos, cinema e literatura. Queremos mobilizar o país em torno da bandeira e do sentimento de brasilidade”, diz o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso.
“Na ocasião, as entidades vão manifestar apoio ao projeto de lei de autoria do vereador Ademir da Guia, já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, que estabelece a obrigatoriedade de reprodução do símbolo da Bandeira Nacional nos uniformes dos estudantes das escolas municipais”, ressalta o presidente da Comissão de Relações Corporativas e Institucionais da OAB SP, J. B. Oliveira.
O projeto da Bandeira Brasileira, de autoria de Raimundo Teixeira Mendes, assessorado pelo astrônomo Manuel Pereira Reis e pelo pintor Décio Vilares, foi inspirada na bandeira do império, que havia sido desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret. O dístico positivista “ Ordem e Progresso” foi sugerido por Benjamim Constant a Teixeira Mendes, que na íntegra expressava “ O amar por princípio, a ordem por base, o progresso por fim”. As constelações da bandeira correspondem ao aspecto do céu, na Cidade do Rio de Janeiro, do dia 15 de novembro de 1889, vista fora da esfera celeste.