Por ser a primeira mulher a ocupar uma cadeira na cúpula da Justiça Paulista, a vice-presidente e a diretora adjunta da Mulher Advogada da OAB SP, respectivamente Márcia Regina Machado Melaré e Tallulah Carvalho, consideram que a desembargadora Maria Cristina Zucchi está fazendo história.
O conselheiro e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho, divulgou nesta sexta-feira (15/2) Nota à Imprensa, na qual manifesta sua perplexidade e rebate as afirmativas do procurador-geral de Justiça de São Paulo, Rodrigo Pinho, sobre a atuação da OAB SP na defesa das prerrogativas profissionais dos advogados.
O Conselho Federal da OAB divulgou nota nesta sexta-feira (15/2) , assinada pelo presidente Cezar Britto, em apoio à Seccional Paulista da Ordem, na qual ressalta “ Se hoje ele (procurador-geral de Justiça de São Paulo) pode dizer bobagens como essa, é porque o país vive a plenitude democrática - e a OAB tem tudo a ver com isso. Basta consultar os compêndios escolares”.
Durante posse do presidente do Tribunal de Justiça Militar de São Paulo, juiz cel. PM, Fernando Pereira, nesta sexta-feira (15/2), o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, repudiou com veemência afirmativa do procurador-geral de Justiça, Rodrigo Pinho, de que as iniciativas da OAB SP na defesa das prerrogativas dos advogados, eram “fascistas”. D´Urso também divulgou Nota Oficial, explicando que os procedimentos adotados pela OAB estão contemplados em lei federal. “ A OAB SP não é, nunca foi e nunca será fascista, pois sempre se levantou para se opor aos regimes totalitários e aos governos de exceção, promovendo a defesa intransigente do Estado Democrático de Direito”, afirmou D´Urso na Nota.