OAB SP LANÇA ABAIXO-ASSINADO PELA CRIMINALIZAÇÃO DA VIOLAÇÃO ÀS PRERROGATIVAS DOS ADVOGADOS
21/07/2008
“ Precisamos mobilizar todos os advogados do Estado e do País para exercermos uma pressão legítima sobre os parlamentares no sentido aprovar lei que assegure o pleno direito de defesa no Brasil”, afirma o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso.
Diante do posicionamento contrário à lei que vem sendo defendido por algumas autoridades, o presidente da OAB SP afirma: “ Estas, felizmente, são minoria e costumeiramente não atendem advogados no interesse do jurisdicionado, não permitem consulta aos autos, desrespeitam os advogados em audiência e determinam busca e apreensão em arquivos sigilosos do advogado visando documentos do cliente. Por isso, precisamos estar mobilizados para tornar crime a violação às nossas prerrogativas”.
O presidente da Ordem paulista destaca, ainda, que a defesa das prerrogativas dos advogados não se deve dar à custa da criminalização genérica de condutas, mas sim daquela autoridade - seja do Poder Judiciário, da Administração Pública ou da Polícia - que desrespeitar o direito do advogado de trabalhar com independência e exercer seu múnus público. D´Urso lembra que fez a proposta de criminalização da violação às prerrogativas na Reunião Nacional de Presidentes de Seccionais, realizada pelo Conselho Federal da OAB, em março de 2004, tendo sido acatada e incluída na “Carta do Paraná”, documento oficial do encontro.
A Campanha da OAB SP tem como slogan “ Advogado, sua assinatura pode virar lei” e o abaixo-assinado está à disposição dos advogados na Seccional, nas Casas do Advogado, nas 218 Subsecções no Estado e Salas do Advogado nos Fóruns. “Quem não for advogado e quiser assinar, também será bem-vindo porque o projeto defende, acima de tudo, o direito de defesa”, finaliza o presidente da OAB SP.