CONAD REPUDIA EPISÓDIO DE DISCRIMINAÇÃO RACIAL
31/08/2009
NOTA PÚBLICA
A OAB SP, por meio da Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios, reafirma a luta da entidade em defesa da diversidade racial e contra todas as formas de racismo, discriminação e intolerância.
O episódio envolvendo o vigia Januário Alves Santana e seguranças do Carrefour de Osasco é inadmissível. É necessário que a sociedade repudie todo tipo de intolerância racial , especialmente quando o ato de racismo busca fazer a associação entre o componente étnico e o banditismo.
Sem dúvida, este fato guarda semelhança com o episódio da detenção do professor norte-americano de Harvard e negro, Henry Louis Gates Jr, preso pela Polícia quando tentava abrir a porta de sua própria casa, o que evidencia um componente racista.
É imperativo que se cumpram os dispositivos que reprimem discriminações atentatórias aos direitos e liberdades fundamentais e a prática do racismo no Brasil e que o Congresso Nacional aprove novas leis que garantam preceitos de igualdade e dignidade a todos os brasileiros, como o projeto de lei do Estatuto da Igualdade Racial.
São Paulo, 31 de agosto de 2009
Luiz Flávio Borges D´Urso
Presidente da OAB SP
Marco Antonio Zito Alvarenga
Presidente da Conad