FESTA COMEMORA 70 ANOS DO TED
22/10/2009
“Hoje é um dia especial, em que todos os tribunais celebram 70 anos de existência dessa trincheira da advocacia ética que é o TED”, discursou D’Urso, lembrando que quando ele assumiu a presidência da OAB SP havia dez Turmas do TED e que atualmente há 22. “Vocês, membros do TED, dão o exemplo para todo Brasil de como julgar um colega.”
O presidente do TED da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho, fez um balanço de sua gestão ao longo dos últimos 3 anos. “Felizmente, meu trabalho foi facilitado pelos meus antecessores, que ajudaram o TED a alcançar o patamar de repercussão nacional que ele tem hoje. O TED é muitas vezes visto, dentro e fora da classe, como um órgão repressor, mas ele não existe para punir advogados, e sim para a salvaguarda da profissão”, declarou Canton. “Nossa entidade de classe é seguramente a mais e a menos corporativa do país. Temos uma Comissão de Direitos e Prerrogativas que atua de forma corporativa, mas, por outro lado, o TED atua de forma isenta, atribuindo justiça aos que o procuram. Ninguém quer que o advogado atue fora dos princípios éticos, pois lidamos com os maiores bens do cidadão, como a vida, a propriedade e a honra”, completou.
Representando todos os presidentes de Turma, o presidente da 11ª Turma Disciplinar, Clemente Pezarini, explicou que “ser presidente de uma Turma do TED é uma árdua missão”. Segundo Pezarini, “é difícil processar um colega. No entanto, após a instauração dos tribunais as infrações ético-disciplinares diminuíram e se eventualmente elas aumentam é porque há reincidentes; colegas que já passaram por 400 processos e só advogam porque a prescrição ocorre após cinco anos”.
Às vésperas de cumprir seu mandato final à frente da 11ª Turma Disciplinar, Pezarini convocou seu sucessor e os demais presidentes de turma a não esmorecerem: “Ninguém quer processar ninguém, mas há advogados que pedem para ser processados e punidos”.
Como parte da comemoração, todos os advogados integrantes do TED presentes à cerimônia receberem um diploma e brindes por seu trabalho voluntário. D’Urso outorgou ainda uma placa a Canton, a todos os presidentes das 22 Turmas do TED e ao secretário-executivo do TED, José Eduardo Aranha, em nome de todos os funcionários.
É no TED que tramitam, em sigilo, os processos disciplinares contra os advogados. Cada Turma de Ética e Disciplina é composta por um presidente e 20 relatores, num total de 22 presidentes de turma, 440 relatores voluntários e mais de 600 colaboradores. Além disso, o TED orienta e acompanha a advocacia sobre ética legal por meio da Turma Deontológica, a primeira do país.
Também prestigiaram a festa pelos 70 anos do TED :Márcia Melaré, vice-presidente da OAB SP; Arnor Gomes da Silva Júnior, secretário-geral da OAB SP e presidente da OABPrev; Marcos da Costa,diretor- tesoureiro da OAB SP; Tallulah Kobayashi, diretora adjunta da Comissão da Mulher Advogada; o conselheiro federal Jorge Eluf Neto; o corregedor do TED Braz Martins Neto; o conselheiro e presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem Arnoldo Wald Filho; o desembargador João Alberto Pezarini ; o deputado Marcelo Ortiz, ex-presidente do TED; Fabio Meireles, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de São Paulo; Kozo Denda, vice-presidente da CAASP; Edson Arruda Júnior, representando o secretário estadual de Justiça e Defesa da Cidadania, entre outros.