PRESIDENTE PRESTIGIA ALMOÇO DO IASP COM FHC
30/03/2010
Ivette Senise Ferreira, presidente do IASP, fez a apresentação de Fernando Henrique por meio de uma detalhada biografia, lembrando que ele foi o presidente que mais governou depois de Getúlio Vargas e que vem de uma família de três gerações de militares.
Ao fazer uso da palavra, Fernando Henrique Cardoso lembrou que seu pai foi advogado, o que constituía uma ponte para se sentir menos inseguro em uma reunião de operadores do direito.
Com o tema “ O Brasil no Cenário Mundial”, Fernando Henrique Cardoso, lembrou que o tema era ambicioso e que o mundo mudou e os brasileiros mudaram com ele e que seria difícil definir etapas históricas. Citou o intelectual inglês Eric Hobsbawn, que no seu livro “ A Era dos Extremos”, conseguiu fazer uma retrospectiva do século XX.Fernando Henrique Cardoso também fez comparações entre os Estados Unidos, enquanto país democrático, e a União Soviética, enquanto um regime politicamente fechado, e como os dois países trabalhavam e dividiram com a sociedade os avanços tecnológicos.
O ex-presidente também ressaltou que Collor abriu a economia de forma, mesmo sendo de forma abrupta, provocando uma transformação necessária e que o governo FHC conseguiu controlar o processo inflacionário, permitindo que a economia e a sociedade brasileiras se tornassem aptas a integrar o mundo em transformação Na opinião de Fernando Henrique, o Brasil passou pelo teste.
Na avaliação do presidente D´Urso, este tipo de palestra, com um intelectual e homem público da estatura de Fernando Henrique Cardoso é fundamental para que os advogados possam contextualizar sua realidade e ampliar seu foco para além do universo jurídico, incluindo uma visão de mundo que contemple também a política, a econômica e o social.