PALESTRA E LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE LEI MARIA DA PENHA E OS DIREITOS HUMANOS
13/09/2010
De acordo com Knippel , este livro em um enfoque dos temais que tratam do tema da violência doméstica. “ É uma obra científica que tem a finalidade de aliar questões de proteção á mulher, a Lei Maria da Penha e o Direito Internacional com foco nos Direitos Humanos”, ressalta.
Knippel refuta as crítica à Lei Maria da Penha que, para ele é constitucional e tenta promover a igualdade entre homens e mulheres. “ Será melhor aplicada quanto melhor for a estrutura da Justiça criminal no país”, adverte.
Para a outra autora e palestrante, Maria Carolina, a Lei Maria da Penha irá avançar à medida que crescer sua aplicação. Na sua avaliação, o Judiciário foi receptivo à lei e vem aplicando, mas que há entraves. “ As mulheres ainda tem medo de denunciaram a violência, falta de amparo às vítimas , como clínicas especializadas e temos o problema da morosidade da Justiça brasileira”, diz.
A palestra trará um vídeo com a história de Maria da Penha e opinião de personagens dessa trajédia, que acabe em corte internacional, e haverá sorteio de exemplares do livro, que também faz um comparativo com leis semelhantes aplicadas em Portugal, Argentina, Moçambique e Suíça.
A promoção dos eventos é do Departamento de Cultura e Evento, Comissão de Direitos Humanos , Comissão da Mulher Advogada e Comissão do Jovem Advogado.
Para quem se interessa pelo tema, o professor Knippel mantém um site www.edsonknippel.com.br, no qual disponbiliza informações sobre publicações, agenda de eventos, material de apoio para estudos na área do Direito Penal, Processual Penal e Criminologia, fórum de debates e links de interesse etc.