CURITIBA SEDIARÁ A XXI CONFERÊNCIA NACIONAL DOS ADVOGADOS
06/07/2011
A conferência será realizada na Expo Unimed Curitiba (Rua professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Campo Comprido) e as inscrições devem ser feitas no site http://conferencia.oab.org.br.
Palco da histórica Conferência Nacional dos Advogados de 1978, Curitiba será mais uma vez anfitriã dos advogados. Se há 33 anos o principal evento da Advocacia foi um marco da resistência democrática e abriu caminho para a abertura política, a presente edição da conferência debaterá temas que terão importância estratégica na definição de políticas públicas e mudanças legislativas nos próximos anos.
A abertura do evento será às 19 horas do dia 20, com um show e coquetel. A sessão solene de abertura será no dia 21, a partir das 9 horas, seguida de uma conferência magna e, a partir das 14h30, terão início os painéis, que debaterão direitos políticos, segurança pública, direito de liberdade, direitos e garantias do investigado, indiciado e do réu. Finalizando o primeiro dia da conferência, haverá um bate papo com o jornalista Laurentino Gomes.
No dia 22, os temas abordados nas palestras serão direto de igualdade, direito social à educação, direito administrativo, processo civil, celeridade e direito de defesa. À tarde, os debates incluirão os temas direito tributário, direito à saúde e à alimentação, direito do consumidor e regulação da concorrência, judiciário, Ministério Público e democracia.
Na quarta-feira (23/11), os expositores falarão sobre direito de propriedade, direito social do trabalho, direito ambiental e direitos e garantia dos advogados. Na parte da tarde, os temas debatidos serão dignidade e direitos humanos, direto das famílias, das crianças, do adolescente e do idoso; o problema da eficácia dos direitos sociais e a nova realidade do exercício da advocacia. Para fechar a programação do dia, haverá show com a banda Titãs.
Na quinta-feira ( 24/11), os debates tratarão os temas das cotas raciais, proteção ambiental vesus desenvolvimento e controle da comunicação no país.