OAB SP DEFENDE TRANSPARÊNCIA NA COBRANÇA DE TRIBUTOS E IMPOSTOS
13/09/2011
Para o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, a carga tri butária, além de ser elevada, não financia serviços públicos de qualidade. " O brasileiro passa, em média, trabalhando quatro meses só para pagar as suas obrigações com o Fisco e não tem a contrapartida do Poder Público”, diz D’Urso.
Miretti lembra que é fundamental ao cidadão conhecer os impostos que está pagando por cada produto, alvo de projeto de iniciativa popular, do qual é um dos autores, quando presidia a Comissão Especial de Assuntos Tributários da OAB SP. O PL 472/2007, que está aguardando votação há mais de dois anos do Plenário da Câmara dos Deputados, torna obrigatório a estabelecimentos comerciais informar em meio impresso ou eletrônico os valores dos tributos pagos pelos consumidores. A proposta foi levada pela OAB SP, Associação Comercial Sescon, Fiesp e outras entidades em 2006 com 1,5 milhão de assinaturas ao Senado, que aprovou o texto em 2007 .Em seguida foi encaminhada à Câmara dos Deputados.
“O projeto regulamenta o §5º do artigo 150 da Constituição Federal, segundo o qual a lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre produtos e serviços, e altera o Código de Defesa do Consumidor” , explica Miretti
Estudos apontam que o valor gasto com o pagamento de tributos vem crescendo. Em 1995, eles correspondiam a 28,4% do PIB (Produto Interno Bruto). Hoje, já representam mais de 34% de toda a riqueza produzida no país.O brasileiro trabalha em média 2.600 horas por ano só para cobrir a tributação, enquanto em países mais desenvolvidos a média fica em torno de 216 horas anuais.