OAB SP PROPÕE EVENTO CONJUNTO COM A AIJA
30/11/2011
Marcos da Costa também explicou à presidente da AIJA toda a estrutura da OAB SP, que reúne mais de 300 mil advogados inscritos, quase a metade do total dos advogados brasileiros, 225 subsecções no Estado e mais de 1.100 pontos de atendimento ao advogado nas unidades forenses.
A presidente agradeceu e se disse se sentir honrada por ser recebida e mostrou-se impressionada com o número de advogado inscritos em São Paulo, com a estrutura e dimensão da OB SP. Frans explicou que a AIJA reúne jovens advogados (até 45 anos) em todo o mundo, a maioria da Europa, Estados Unidos, América do Sul e África.
O tema do ensino jurídico também surgiu no encontro e foi motivo de novo espanto da presidente da AIJA, que é finlandesa. Ela afirmou que no seu país há apenas 4 faculdades de Direito e impressionou-se com o fato de no Brasil haver mais de mil faculdades de direito, sendo que São Paulo totaliza mais de 200 cursos jurídicos.
“Queremos aumentar o número de membros brasileiros na AIJA e temos mais integrantes em São Paulo do que no Rio atualmente”, disse Frans, destacando que todo mês a AIJA realiza um seminário em alguma parte do mundo e um congresso anual, para o qual as cidades se candidatam, a exemplo do que acontece na Copa do Mundo e Olimpíadas.
“Quem vai ao congresso da AIJA pela primeira recebe a fitinha ‘first time’ para indicar que é novato e todos os membros buscam socializar e incluir o novo advogado no grupo. Na entidade, cresci como advogada e pude trocar experiências. Vem sendo muito válido. E não somos só eloquentes, também nos divertimos”, comentou.
A secretária-geral adjunta da OAB SP, Clemencia Beatriz Wolthers, comentou que a AIJA e o CESA tem um grande entrosamento e destacou que Horácio Bernardes Neto, atual conselheiro seccional da OAB SP e presidente da Comissão de Sociedade de Advogados, já presidiu as duas entidades.
Também estiveram presentes à reunião, na qual a presidente da AIJA recebeu de Marcos da Costa uma Láurea de Homenagem: Carlos Roberto Fornes Mateucci, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB SP e representante da AIJA no Brasil; George Niaradi, presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB SP; Gilberto Porto, presidente da Comissão do Jovem Advogado e o conselheiro Rui Augusto Martins, além de advogados integrantes de várias comissões da OAB SP.