OAB SP VAI CONSTRUIR E REFORMAR 14 CASAS DO ADVOGADO
29/06/2012
As subsecções contempladas foram Barueri, Cerqueira Cesar, Conchas, Cotia, Embu, Ilha Solteira, Itanhaém, Mogi Mirim, Paraguaçu Paulista, Praia Grande Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, São Roque e Serra Negra.
“A assinatura conjunta representa uma vitória de todos, dos presidentes das Subsecções e de cada advogado e cada advogada que contribui com sua anuidade”, disse Marcos da Costa.
O presidente em exercício da OAB SP historiou todos os passos dados para chegar à assinatura do contrato. “Tínhamos o sonho da construção das Casas do Advogado. Fizemos uma primeira etapa com 7 Casas e iniciamos esse novo momento, com 14 obras. Esse processo começou lá trás, passou pela definição das plantas com as diretorias das Subseções, regularização da documentação de cada terreno, a licitação e contratação dos projetos executivos, a aprovação de todos os órgãos públicos, a licitação da obra, o encaminhamento ao Santander e, depois, ao BNDES, com análises e aprovação de crédito, de garantias e da documentação jurídica.”
Marcos da Costa também fez um agradecimento a cada um dos diretores: Braz Martins Neto, secretário-geral, Clemencia Beatriz Wolthers, secretária-geral adjunta, José Maria Dias Neto, tesoureiro e Tallulah Kobayachi de Andrade Carvalho, diretora adjunta, que trabalharam para a concretização dos projetos e dos financiamentos, e ao presidente da Comissão de Obras e Patrimônio, Rosano Rossi.
O diretor executivo do Santander Sergio Gonçalves parabenizou a todos os parceiros e atores pelo marco das obras. “Todos nós estamos celebrando um processo que foi de alguns anos importante para a OAB SP, propiciando melhor atendimento aos advogados, ao público. Parabéns à boa governança e à credibilidade, porque só com esse dois fatores é possível dar esse passo. O Santander tem orgulho de ser parceiro da OAB SP e temos trabalhado para que essa parceria se consolide cada vez mais”, destacou. Do Santander, também estavam presentes: Romualdo Rago Fonseca – Superintendente de Governo e Instituições e Alberto Antônio Ferreira - Superintendente de Governo e Instituições.
Rosano Rossi contou como a ideia das obras tomou forma: “Quando esse projeto passou pela Comissão de Obra, solicitamos à controladoria uma justificativa, um demonstrativo, no qual foi possível constatar que era maior a vantagem da construção para a Ordem, pois aquilo que se paga de locação não retorna mais. Em alguns casos o valor da locação está próximo do valor da parcela de financiamento e ao final as casas pertencerão à Seccional”.
Repercussão
Barueri - José Almir, presidente da Subsecção de Barueri.
“O terreno foi doado pela prefeitura, com 240 metros.
Mas a casa terá 650 metros porque tem um mezanino e dois pavimentos. São quase 2 mil advogados. Hoje, o imóvel é alugado, inadequado, não tem lugar para colocar nada mais. Acreditamos que em 5, 6 meses a obra esteja concluída. O projeto foi elaborado pela Seccional e está aprovado”, afirmou o presidente José Almir.
Cerqueira Cesar – Davi Vitório Minossi Zaina
“A casa é fundamental para a advocacia de Cerqueira Cesar. Hoje nós temos uma casa alugada pequena. Nós não temos como acomodar todos os advogados quando temos palestras”
Embu - Carlos Alberto Cardoso de Camargo
“A Casa do Advogado é um patrimônio que vai fortalecer a Subsecção e o prédio alugado não é próprio para acomodar a Subsecção. A nova sede tem aproximadamente 900 metros quadrados, local para estacionamento e salas adequadas para os advogados. Esperamos inaugurá-la em dezembro.”
Ilha Solteira – Zailton Pereira Pescaroli
“A casa servirá para atender a comunidade. “A OAB no interior é um instrumento de cidadania e uma nova casa onde poderemos atender a população carente e vamos ter um auditório. Enfim, é uma casa não apenas dos advogados, mas da comunidade, então é essa a importância. É mais um espaço de cidadania que se instala naquela cidade. Hoje estamos em um prédio alugado, muito caro, e insuficiente para atender as necessidades da advocacia e a comunidade de Ilha Solteira”.
Itanhaém – Djalma Filoso Junior
“Precisamos da casa para ter melhores condições de acesso, melhor atendimento ao público e ao advogado, instalações condignas com a nossa classe, com auditório. O espaço nos dá mais ânimo, moraliza a Ordem, cria uma melhor convivência entre os advogados. Estamos num imóvel locado e não temos espaço para quase nada”
Presidente Venceslau – Maurilio Hernandes
“O imóvel que abriga a Casa do Advogado não comporta o número de advogados da Subsecção. “Temos235 advogados e há anos estamos pleiteando uma sede própria. “A previsão é para que a casa esteja pronta em 6 meses para ser inaugurada em dezembro”.
Ribeirão Preto - Ricardo Rui Giuntini
“Nós vamos praticamente dobrar a estrutura física, construiremos um anexo que será, praticamente, do mesmo tamanho do prédio que já existe e vamos conseguir abrigar num só prédio todas as instalações que temos lá. Então vamos poder trazer a CAASP, a livraria, a farmácia, vamos ampliar o auditório, vamos trazer TED, comissão de ética, prerrogativas, ou seja, nós vamos poder, em um só ambiente, dar um conforto muito maior aos advogados e a própria população que se serve desses serviços prestados pela OAB”.