MARCOS DA COSTA ELOGIA ESCOLHA DE REPRESENTANTES DA OAB NO CNJ E CNMP
09/04/2013
“Os quatro indicados pelo Conselho Federal da OAB reúnem qualidades que atestam competência e compromisso com a Justiça e a advocacia. Tenho certeza que a classe continuará bem representada nos dois órgãos de controle externo da Magistratura e do Ministério Público”, disse Marcos da Costa.
A votação, seguindo o regimento interno da OAB, ocorreu na última segunda-feira (8/4), em sessão extraordinária do Pleno, aberta ao público. Antes, todos os candidatos passaram por sabatina, com a participação dos 81 conselheiros federais.
Os advogados eleitos pela entidade serão ainda sabatinados pelo Senado Federal e deverão ter os nomes aprovados pelo plenário da Casa, para então serem nomeados aos cargos pela presidente da República, Dilma Rousseff.
Veja as biografias resumidas dos indicados:
- Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira (CNJ)
Natural de Natal (RN), é professor de Direito do Trabalho em diversas instituições potiguares, o advogado foi presidente da OAB-RN, por dois mandatos consecutivos, de 2007 a 2012. Atualmente, integra o Conselho Federal.
- Gisela Gondin Ramos (CNJ)
Natural de Florianópolis (SC), foi conselheira da OAB-SC e integrou a diretoria no triênio 1998/2000. Atuou como conselheira federal nos triênios 2004/2007 e 2007/2010. Em 2012, assumiu novamente a vaga no Conselho Federal, onde permanece até os dias atuais. É autora de inúmeras obras jurídicas e membro efetivo do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB).
- Walter de Agra Júnior (CNMP)
Natural de Campina Grande (PB), tem especialização em Direito Processual Civil e mestrado em Direito Processual pela Universidade Católica de Pernambuco. Na OAB da Paraíba, foi conselheiro seccional de 1997 a 2006 e, no Conselho Federal, atuou como conselheiro, além de presidir a Comissão Nacional de Exame de Ordem entre 2010 e 2012. Atualmente, integra a OAB Nacional como conselheiro federal.
- Esdras Dantas (CNMP)é pós-graduado em Direito Público Interno, já foi professor em instituições de ensino superior. Na OAB-DF, foi conselheiro seccional por cinco mandatos e presidiu a entidade de 1991 a 1995. Foi conselheiro federal por quatros mandatos consecutivos e ocupou o cargo de diretor-tesoureiro da OAB Nacional, no triênio 2001/2004.