Presidente da OAB SP destaca pontos da gestão de Joaquim Barbosa no STF
Ao saber do anúncio do Ministro Joaquim Barbosa de que se afastará da Presidência Supremo Tribunal Federal no final de junho, o Presidente da OAB SP Marcos da Costa comentou: “A passagem do Ministro Joaquim Barbosa pelo STF foi histórica. De positivo, quero ressaltar que foi um magistrado qualificado, independente na defesa sua convicções, que soube ao longo da sua vida superar dificuldades, o primeiro negro a ocupar a Suprema Corte do País e que deixa um crédito pelo trabalho realizado. Paralelamente, ressalto sua dificuldade em conviver com posições antagônicas às suas, promovendo discussões ásperas com seus pares e fugindo da tradição do Judiciário brasileiro de sempre buscar o diálogo e a serenidade a cada julgamento”.
Núcleo da Memória realiza seminário sobre futebol e política
O Núcleo de Preservação da Memória Política promove o seminário “Política F. C. – O futebol na ditadura”, entre os dias 3 e 7 de junho, no auditório do Memorial da Resistência (Rua General, Osório, 66, 5º andar), sempre das 13h às 15h30.
OAB SP acompanhará investigações sobre advogado assassinado
A OAB SP, por meio de sua Comissão Especial de Acompanhamento de Inquéritos dos Advogados Vítimas de Homicídio, irá acompanhar as investigações sobre o assassinato do advogado Héldio Livingstone Nogueira, 68 anos, na última quinta-feira (29/5).
Instituto Vladimir Herzog, Constituintes de 88 e João Batista de Andrade recebem Prêmio da OAB SP
No próximo dia 3 de junho, às 19 horas, no Salão Nobre da OAB SP (Praça da Sé, 385 – 1º andar) acontece a entrega do Prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos -2013. Os homenageados serão o Instituto Vladimir Herzog, os Constituintes de 1988 (Ulysses Guimarães – in memoriam), uma vez que a Carta Magna completou 25 anos em outubro do ano passado; e o cineasta João Batista de Andrade.
Seccional dará suporte aos advogados na implantação do PJe no TRF3
A implantação do PJe (Processo Judicial Eletrônico no TRF 3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), foi o tema do encontro entre o Presidente do tribunal, Fábio Prieto de Souza, e o Conselheiro Federal e Diretor de Relações Institucionais da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso.
Novos Desembargadores assumem cargo no TJ-SP
Os advogados Alberto Grosson Jorge Júnior e Ana Catarina Strauch foram empossados no último dia 23 de maio, como desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo pelo quinto constitucional – classe dos advogados, em cerimônia que contou com a presença do Conselheiro Federal e Diretor de Relações Institucionais da OAB SP, Luiz Flávio Borges D’Urso, representando o Presidente da Ordem, Marcos da Costa.
Palestras da primeira semana de junho
O Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP promove, nesta semana, palestras sobre multiparentalidade e Direito Penal, entre outras. Os eventos acontecem na sede da Ordem (Praça da Sé, 385). Os interessados devem fazer a inscrição na sede da entidade ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó (400g).
Segunda fase do XIII Exame de Ordem será neste domingo
As provas da segunda fase do XIII Exame de Ordem Unificado acontecem neste domingo (01/06) em todo o País. Na Capital paulista serão aplicadas no prédio da Uninove da Barra Funda, a partir das 13 horas. O resultado deve ser divulgado no dia 24 de junho.