OAB SP apoia a campanha Novembro Azul

Tweet


01/11/2016

OAB SP apoia a campanha Novembro Azul

A sede da Secional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil estará iluminada na cor azul durante o mês de novembro para conscientizar os homens sobre o câncer de próstata e motivá-los a realizar os exames preventivos. A adesão ao “Novembro Azul”, idealizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), segue a lógica da campanha “Outubro Rosa”, em que a mulheres são alertadas sobre o câncer de mama.

No Brasil, o câncer de próstata atinge cerca de 69 mil homens por ano. A doença não tem prevenção e o diagnóstico precoce é essencial para que o tratamento resulte em cura. Assim, o objetivo do alerta é aumentar o contingente da população masculina que faz exames com frequência já que, segundo estudo da SBU, 51% dos homens brasileiros nunca consultaram um urologista.

O preconceito é um inimigo a ser derrotado quando o assunto é o diagnóstico do câncer de próstata, uma vez que o toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue, que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata. Para um diagnóstico final, é necessário ainda analisar parte do tecido da glândula obtido pela biópsia da próstata. De acordo com as características de cada caso, o tratamento vai desde a radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal.

“Não podemos perder uma vida sequer para uma doença com elevadas chances de cura, quando diagnosticada precocemente. É preciso conscientizar a população masculina da importância dos exames anuais a partir dos 50 anos de idade”, reforça Marcos da Costa, presidente da OAB SP.