Primeiro encontro da Comissão da Jovem Advocacia em 2017 define metas do ano

Tweet


07/02/2017

Primeiro encontro da Comissão da Jovem Advocacia em 2017 define metas do ano
Auditório lotado para a primeira reunião ordinária da Comissão Especial da Jovem Advocacia

A primeira reunião ordinária da Comissão Especial da Jovem Advocacia neste ano foi realizada (31/01) e marcou o início dos trabalhos do grupo em 2017. O encontro recordou as iniciativas e atividades de 2016, apresentou aos novos membros os líderes dos seis núcleos que compõem a Comissão (Voluntariado, Relacionamento, Tecnologia, Parcerias, Acadêmico e o da Coordenadoria Estadual da Jovem Advocacia), definiu a agenda de eventos, a programação do CJA Integra (composto por breves palestras voltadas a atender as necessidades dos advogados de cada região do estado) e o calendário de implantação do projeto de aproximação da Comissão com as regiões mais distantes da capital paulista, denominado Coordenadoria Estadual da Jovem Advocacia.

De acordo com Leandro Caldeira Nava, presidente da Comissão Especial da Jovem Advocacia, as reuniões serão realizadas a cada três meses e a próxima está marcada para 28/04, na Sede Cultural da OAB SP. “Os encontros serão trimestrais para integração dos núcleos e alinhamento das metas. Além disso, possibilitarão uma visão geral das atividades que estão sendo realizadas na Comissão como um todo”, explicou Nava.

Balanço

Primeiro encontro da Comissão da Jovem Advocacia em 2017 define metas do ano
Fabiana Garcia, integrante da Comissão do Jovem Advogado da OAB SP, e Leandro Nava, presidente da Comissão
Em 2016, o grupo de trabalho realizou dois congressos estaduais; dois workshops (um sobre o impacto do novo Estatuto da OAB na investigação criminal e, o outro, tratando da elaboração de artigos jurídicos); um curso de ética e prerrogativas direcionado ao profissional em início de carreira; 15 palestras em parceria com o Departamento de Cultura e Eventos, além da participação nas seis conferências regionais e das 143 reuniões promovidas pelas tutorias e coordenadorias do Núcleo Acadêmico.

Fabiana Garcia, coordenadora geral do Núcleo Acadêmico, explica que o número crescente de reuniões deve-se à divisão do grupo em oito coordenadorias e 12 tutorias que promovem encontros sobre temas específicos do Direito, como: “Processo Civil”, “Direito Constitucional” ou “Direito da Moda”.  Segundo a advogada, o colega tem a oportunidade não só de discutir temas recentes com quem faz parte da equipe, mas também com profissionais e professores convidados pelos líderes de cada grupo.  Outra missão dos membros é produzir artigos para publicação na página da Comissão no portal da OAB e em periódicos jurídicos.

Definição de metas
A primeira reunião ordinária definiu ainda o planejamento estratégico dos próximos meses, que inclui as reuniões quinzenais das coordenadorias e tutorias do Núcleo Acadêmico, a edição de um livro e a realização de um encontro estadual. “Planejamos a conclusão de um livro que está em fase de elaboração e trata do novo Código de Processo Civil sob a ótica da jovem advocacia. A ideia é lançá-lo no 1º Encontro Estadual da Jovem Advocacia previsto para o início de maio”, adiantou Leandro Nava.

Outro objetivo a ser alcançado até o segundo semestre é a implantação dos 21 núcleos regionais da Coordenadoria Estadual da Jovem Advocacia para potencializar a atuação das Comissões da Jovem Advocacia das Subseções, estimulando o fortalecimento local dos advogados e a padronização de rotinas de trabalho de modo que haja a ampliação do diálogo e o diagnóstico eficiente das necessidades de cada região.

Como participar?
É possível entrar em contato com a Comissão Especial da Jovem Advocacia por meio do e-mail jovem.advogado@oabsp.org.br, do telefone (11) 3291-8180 ou da fan page no Facebook Comissão da Jovem Advocacia