Linha do tempo vai levar trajetória da OAB SP a estudantes de direito

Tweet


24/04/2017

Dando continuidade às comemorações dos 85 anos da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, a instituição lançou – e está disponibilizando para as faculdades de Direito em todo o Estado – uma mostra em formato de linha do tempo, que foi construída a partir da trajetória da instituição devidamente contextualizada no cenário político-econômico do país. Composta por 24 cartazes, foi inaugurada no lançamento da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira em 10/04, e resgata momentos históricos da vida nacional em que a OAB SP teve participação ativa em prol da cidadania, da defesa dos direitos individuais e, principalmente, da preservação do Estado Democrático de Direito.

Levar aos estudantes a presença da instituição, que futuramente vai representá-los e que defende as imprescindíveis  prerrogativas da atividade, é de fundamental importância para o desenvolvimento da cultura de valorização da advocacia. A mostra apresenta memórias da formação dos conceitos de Justiça no Brasil colônia, apresentando fatos que precederam a criação da Ordem mas que remontam à instalação dos cursos jurídicos no país em 1827. Relembra o reconhecimento do estatuto do Instituto dos Advogados Brasileiros (1843) e registra a criação da Ordem dos Advogados Brasileiros (1930). Destaca, então, a fundação da Secional paulista da OAB, em 22 de janeiro de 1932, e traz ao público a atuação da entidade desde Getúlio Vargas e o Estado Novo até a atualidade. Por vezes, assumindo o protagonismo, como na luta pelas eleições diretas, outras auxiliando o esclarecimento de momentos trágicos, como no episódio do massacre do Carandiru.

O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, ressalta que a força da entidade expandiu-se a partir das posições tomadas em momentos críticos, como o que vivemos agora no país, e que exige posicionamento de instituições da sociedade civil, assim como a participação com campanhas, manifestos e estudos em defesa dos direitos fundamentais. “A OAB tem dois eixos de atuação que são a valorização da advocacia e a luta pela defesa e consolidação dos direitos dos cidadãos. Muitas são e foram as iniciativas nestes dois sentidos rememoradas pela exposição. Mais recentemente, por exemplo, lançamos as campanhas ‘Reforma Política Já’, que busca o fim da velha maneira de se fazer política em resposta às manifestações populares de 2013, e ‘Corrupção Não’, que apresenta propostas de combate a este mal causador tanto de prejuízos econômicos quanto sociais. Nunca nos calamos na defesa dos valores democráticos e do direito de defesa”, pontua o dirigente.

Várias faculdades de Direito já manifestaram interesse em montar a exposição que é móvel em seus campus. Os interessados podem entrar em contato com a OAB SP pelo e-mail: presidência@oabsp.org.br