Formação de lideranças femininas é tema central da 1ª reunião de mulheres presidentes de Subseções

Tweet


22/05/2017

Formação de lideranças femininas é tema central da 1ª reunião de mulheres presidentes de Subseções
Diretoria da OAB SP e as presidentes de subseções posam para a foto oficial na 1ª Reunião com as presidentes de subseção da OAB SP

A Sede Institucional da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil recebeu na quarta-feira (17/05) a primeira reunião de mulheres presidentes de Subseções. O encontro contou com as presenças de 19 dirigentes de Subseções, do presidente da OAB SP, Marcos da Costa, do vice-presidente, Fábio Romeu Canton Filho, da secretária-geral adjunta, Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, e da presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP, Kátia Boulos.

Neuza Penha Gava Otero, presidente da Subseção da OAB de Itapecerica da Serra, coordenou a reunião do grupo que teve como pauta de discussões os instrumentos para aumentar a participação das mulheres na política da Ordem, a necessidade de criação de cursos de gestão para novos diretores, além da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira.

O presidente da Secional paulista, Marcos da Costa, aprovou a iniciativa das diretoras e recordou que muitos foram os avanços no sentido de aumentar a presença feminina na política da Ordem. “Atualmente temos o maior número de mulheres no Conselho Secional, como aliás incentiva o Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada que foi aprovado pelo Colégio de Presidentes e pelo Conselho Federal no sentido de garantir a ampliação da participação feminina. Nós apoiamos a resolução e esperamos que, no próximo triênio, tenhamos ainda mais mulheres compondo os espaços políticos da ordem e prestando serviços à classe”, declarou.

Com esse mesmo entendimento, a secretária-geral adjunta da OAB SP, Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, reforçou que a troca de experiências viabilizada pela reunião deve ter continuidade, pois é importante instrumento de formação de lideranças. “No passado, a entrada da mulher na política da OAB não era uma realidade, nós tínhamos que brigar por espaço. O trabalho que tem sido feito nas últimas gestões, porém, está possibilitando essa mudança. É fundamental a nossa colaboração cada vez maior com a classe”, comentou a diretora. “Adianto, inclusive, que a Conferência Nacional da Advocacia Brasileira terá painel específico a respeito da importância da participação da advogada na política da Ordem. A ideia é mostrar como nós podemos incentivar as jovens a oferecerem sua contribuição à classe desde cedo”, antecipou.

Formação de lideranças femininas é tema central da 1ª reunião de mulheres presidentes de Subseções
1ª Reunião com as presidentes de Subseção da OAB SP

Kátia Boulos também elogiou a iniciativa das presidentes de Subseções que para ela vai ao encontro da estratégia de descentralização da Comissão da Mulher Advogada adotada para atuação mais próxima em todas as regiões do estado.

Encerrada a pauta definida para a ocasião, as dirigentes incluíram Gisele de Lemos como representante da diretoria, e a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP, Kátia Boulos, no grupo de WhatsApp criado para marcar novos encontros, eventos conjuntos, além de discutir questões referentes à administração das Subseções.

Medalhas
Ao final da reunião, o presidente Marcos da Costa entregou a medalha comemorativa dos 85 anos da OAB SP às presidentes de Subseções: Rosana Alves da silva (Altinópolis); Ana Maria Seraphim (Aparecida); Maria Donizete de Mello Andrade Pereira (Apiaí); Claudia Patricia Arnal C. Nogueira Dias (Estrela D’Oeste); Cristiane Valéria de Queiroz Furlani (Itapevi); Maria do Carmo Santiago Leite (Jaguariuna); Roseli Oliva (Presidente Venceslau) e Ana Paula Ribas Capuano (Promissão).

Também participaram do encontro: Ana Cristina Zulian (Americana); Silmara Ferreira da Silva (Cachoeira Paulista); Simone de Oliveira Agria (Guarujá); Luciana Pilar Bini Rojo Cardoso (Itapecerica da Serra); Ana Maria Ribeiro Pereira da Silva (Jacareí); Lucia Simões de Almeida de Morais; Dione Almeida Santos (Miracatu); Libânia Aparecida da Silva (Osasco); Lisandra Cristiane Gonçalves (Santo Amaro) e Jacinta de Oliveira Troiani (Tambaú). Registraram presença, ainda, a secretária geral da Subseção da OAB de Santo Amaro, Andreza Henriquez; a psicóloga e representante do prefeito de Aparecida, Simone Oliveira; a coordenadora da Comissão de Mediação da Subseção da OAB de Santo Amaro, Eugênia Zarenczanski e Tatiane Meira Rizzo, membro da Comissão da Mulher Advogada de Tambaú.

Veja mais imagens na Galeria de Fotos