Importância da inclusão é foco da II Feira Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados

Tweet


16/05/2017

Importância da inclusão é foco da II Feira Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados

As Caixas de Assistência dos Advogados (CAA), braços assistenciais das Secionais da Ordem dos Advogados do Brasil, oferecem uma série de benefícios e serviços relevantes para a advocacia e, para ampliar a integração com a classe e tornar suas estruturas mais conhecidas, vai realizar a II Feira Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados, em Brasília, de 25 a 27 de maio. O evento contará com a participação de 27 CAAs e trabalhará o tema “Inclusão: instrumento social de transformação”.

O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, fará a primeira palestra da Feira, falando sobre a atividade que abraçou: “Advocacia: profissão de fé”: “O advogado lida com uma das maiores inquietações do ser humano, a sede por justiça. Assim, defender os direitos do cidadão é tarefa que demanda bem mais do que preparo técnico ou habilidade para elaborar boas teses jurídicas. Requer capacidade de ouvir e conciliar. Por isso, vejo a profissão como instrumento de transformação e pacificação social. Ou seja, a fé é imprescindível para advogar”, acredita Marcos da Costa.

Outras palestras programadas e que serão apresentadas por outros dirigentes vão apresentar temas como “O papel da advocacia e da OAB para a sociedade”, que será assunto do presidente do Conselho Federal, Cláudio Lamachia, assim como de Ricardo Peres, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal; e Alberto Simonetti, diretor geral da Escola Nacional de Advocacia (ENA).

As atividades da II Feira Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados estão divididas em dez painéis e sete oficinas, com nomes como Roberto Shinyashiki, escritor e médico psiquiatra; Marcos Frota, ator e empresário; Odilon Wagner, ator e diretor de teatro; e Glória Kalil, jornalista e consultora de moda.

A origem das Caixas de Assistência dos Advogados
Uma ação de resgate da dignidade de advogados carentes, especialmente aqueles impossibilitados de trabalhar devido a problemas de saúde, mesmo em tempos em que não se falava de inclusão social, levou à criação da primeira Caixa de Assistência dos Advogados do país, na Secional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil. A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) nasceu em fevereiro de 1936, quando o Conselho Secional atendeu pedido do presidente Azevedo Marques, que propôs a criação de uma comissão que tratasse de assistência e pagamento de despesas referentes a advogados carentes. Nas décadas seguintes, a preocupação com a dignidade dos colegas tomou corpo em outras Secionais, que também fundaram suas CAA.

Veja a programação completa aqui

Serviço
II Feira Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados
Data: de 25 a 27 de maio
Endereço: Brasília – Centro Internacional de Convenções do Brasil (25 e 26/05) e Parque da Cidade (27/05)
Inscrições: no site www.caadf.org.br