Importância da inclusão é foco da II Feira Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados
16/05/2017
As Caixas de Assistência dos Advogados (CAA), braços assistenciais das Secionais da Ordem dos Advogados do Brasil, oferecem uma série de benefícios e serviços relevantes para a advocacia e, para ampliar a integração com a classe e tornar suas estruturas mais conhecidas, vai realizar a II Feira Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados, em Brasília, de 25 a 27 de maio. O evento contará com a participação de 27 CAAs e trabalhará o tema “Inclusão: instrumento social de transformação”.
O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, fará a primeira palestra da Feira, falando sobre a atividade que abraçou: “Advocacia: profissão de fé”: “O advogado lida com uma das maiores inquietações do ser humano, a sede por justiça. Assim, defender os direitos do cidadão é tarefa que demanda bem mais do que preparo técnico ou habilidade para elaborar boas teses jurídicas. Requer capacidade de ouvir e conciliar. Por isso, vejo a profissão como instrumento de transformação e pacificação social. Ou seja, a fé é imprescindível para advogar”, acredita Marcos da Costa.
Outras palestras programadas e que serão apresentadas por outros dirigentes vão apresentar temas como “O papel da advocacia e da OAB para a sociedade”, que será assunto do presidente do Conselho Federal, Cláudio Lamachia, assim como de Ricardo Peres, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal; e Alberto Simonetti, diretor geral da Escola Nacional de Advocacia (ENA).
As atividades da II Feira Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados estão divididas em dez painéis e sete oficinas, com nomes como Roberto Shinyashiki, escritor e médico psiquiatra; Marcos Frota, ator e empresário; Odilon Wagner, ator e diretor de teatro; e Glória Kalil, jornalista e consultora de moda.
A origem das Caixas de Assistência dos Advogados
Uma ação de resgate da dignidade de advogados carentes, especialmente aqueles impossibilitados de trabalhar devido a problemas de saúde, mesmo em tempos em que não se falava de inclusão social, levou à criação da primeira Caixa de Assistência dos Advogados do país, na Secional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil. A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) nasceu em fevereiro de 1936, quando o Conselho Secional atendeu pedido do presidente Azevedo Marques, que propôs a criação de uma comissão que tratasse de assistência e pagamento de despesas referentes a advogados carentes. Nas décadas seguintes, a preocupação com a dignidade dos colegas tomou corpo em outras Secionais, que também fundaram suas CAA.
Veja a programação completa aqui
Serviço
II Feira Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados
Data: de 25 a 27 de maio
Endereço: Brasília – Centro Internacional de Convenções do Brasil (25 e 26/05) e Parque da Cidade (27/05)
Inscrições: no site www.caadf.org.br