Subseção de Campinas recebe sessão inédita do Tribunal Deontológico

Tweet


26/06/2017

ted_campinas_editada.jpg

No auditório da Casa da Advocacia e Cidadania de Campinas, foi realizada pela primeira vez na história da OAB SP uma sessão da Turma Deontológica do Tribunal de Ética e Disciplina na sede da 3ª Subseção de Capinas. Com a presença do vice-presidente da OAB SP, Fabio Romeu Canton Filho, de conselheiros secionais, da diretoria da OAB Campinas, de advogados e estudantes de Direito, a 604ª Sessão de Julgamento da Turma de Ética Profissional do Tribunal de Ética e Disciplina (TED I) ocupou a manhã de quinta-feira (22/06).

A importância da realização da sessão da Turma Deontológica fora da capital paulista foi destacada pelo vice-presidente da OAB SP. “É a materialização do nosso ideal, da descentralização da administração da OAB para todo o Estado de São Paulo, em todas as suas frentes, no Tribunal de Ética e Disciplina, nas Prerrogativas, na CAASP. Esse é compromisso da gestão, que pensa na advocacia como um todo, unida, unificada, e na ética profissional não poderia ser diferente, a mesma para todo o estado de são Paulo e essa sessão de hoje é um exemplo concreto disso”, apontou Fabio Romeu Canton Filho. 

O presidente da OAB Campinas, Daniel Blikstein agradeceu a diretoria da Secional por trazer mais um evento importante para Campinas, especialmente para a nova sede que no ano passado já sediou a primeira sessão do Conselho Secional realizada fora de São Paulo.  “E uma honra a nossa Subseção receber essa sessão de julgamento, uma data marcante.  A construção dessa sede foi um esforço descomunal que fizemos com a OAB SP, conseguimos edificar uma sede de forma a atender e receber os mais de 12 mil advogados da Subseção. Essa casa significa também a recolocação da OAB dentro da estrutura judiciária e da defesa da cidadania”, ressaltou. 

Ainda na abertura na sessão, o presidente do TED, Fernando Calza de Salles Freire e o presidente da Turma Deontológica, Pedro Paulo Wendel Gasparini, reafirmaram a importância da realização das sessões do Tribunal nas Subseções. “As decisões da primeira turma tem balizado o posicionamento de advogados de todo o Brasil, é a única  secional do país que tem uma turma deontológica e agora estamos implementando um dos motes dessa gestão que é a interiorização das turmas do TED”, disse o presidente do TED. “Eventos como esse só puderam se tornar realidade com o apoio incondicional desse grupo está a frente da OAB SP”, pontuou Pedro Paulo Wendel Gasparini. 

Após a abertura, foram iniciados os trabalhos com a participação da maioria dos 20 relatores que compõem a o TED-I (Turma Deontológica). As sessões têm como objetivo orientar e aconselhar advogados sobre ética profissional, respondendo consultas que abordem questões em tese, que não envolvam comportamento de terceiros, encaminhadas por escrito e assinadas, formuladas por advogados ou estagiários inscritos na OAB.     

Compuseram a mesa de abertura do evento Fabio Romeu Canton Filho, representando o presidente da Secional, Marcos da Costa; o presidente da Subseção Campinas, Daniel Blikstein e a vice-presidente Luciana Gonçalves de Freitas Sanches Cunha; o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Fernando Calza de Salles Freire; o presidente da I Turma do TED, Pedro Paulo Wendel Gasparini; o presidente da XVII Turma do TED, George Zouein e os conselheiros secionais, Dijalma Lacerda e Lucia Helena Sampataro Cirilo.