Luta pela valorização da classe e homenagens marcam a 13ª Conferência Regional da Advocacia

Tweet


04/07/2017

Luta pela valorização da classe e homenagens marcam a 13ª Conferência Regional da Advocacia
Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da OAB SP, fala durante a 13º Conferência Regional da Advocacia

A cidade de Araçatuba recebeu a 13ª Conferência Regional da Advocacia na sexta-feira (30/06). Além dos profissionais e diretores da Subseção anfitriã, o encontro, organizado pela Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil e pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo no espaço de convenções do Mariá Plaza Hotel, contou com a presença das Subseções de Andradina, Auriflama, Birigui, General Salgado, Guararapes, Ilha Solteira, Mirandópolis, Penápolis, Pereira Barreto, Promissão e Valparaíso.

A reunião foi marcada por homenagens à diretora da CAASP, Maria Célia do Amaral Alves, falecida na noite de quinta-feira (29/06). Tanto a reunião de trabalho quanto a sessão pública foram precedidas por um minuto de silêncio em sua memória. Outro tributo prestado foi a apresentação de um vídeo que rememorou sua trajetória de serviços prestados à classe.

Durante a manhã, dirigentes da Secional paulista, da CAASP e das 12 Subseções, além de conselheiros Secionais, realizaram a reunião administrativa que discutiu as demandas, conquistas e os desafios dos advogados da região. Na pauta estiveram temas como a revista de advogados nas entradas dos fóruns e o aprimoramento da Colônia de Férias dos Advogados Paulistas “Recanto Rio Paraná”.

No período da tarde, foi realizada a sessão pública da Conferência com a presença de autoridades, homenagens aos decanos da região, entrega de carteiras aos novos inscritos, posse dos membros da Coordenadoria Regional de Prerrogativas da 9ª Região e as apresentações de seminários com temas caros à advocacia, como: assistência judiciária; conciliação; direitos e prerrogativas; ética e disciplina; jovem advogado; mulher advogada e Escola Superior de Advocacia.

Representado a diretoria da OAB SP, o secretário-geral Caio Augusto Silva dos Santos explicou aos presentes que a ausência do presidente Marcos da Costa deu-se em razão do falecimento da diretora da CAASP, Maria Célia do Amaral Alves. Em seguida, o também coordenador geral das conferências regionais ressaltou o importante papel dos encontros para o planejamento e a aplicação das ações da entidade. “As Subseções são os grandes motores propulsionadores das atividades da advocacia no estado”, reconheceu o diretor, para acrescentar que muitos dos problemas que precisam ser encarados pela classe só terão solução se houver unidade. “Seguramente, com a nossa união saberemos enfrentar todas as dificuldades e suplantar todas as barreiras”, pontuou.

Valorização da classe

Luta pela valorização da classe e homenagens marcam a 13ª Conferência Regional da Advocacia
Sandro Laudelino Ferreira Cardoso, presidente da Subseção de Araçatuba

O presidente da Subseção anfitriã, Sandro Laudelino Ferreira Cardoso, recordou que sua gestão tem como uma das bandeiras fundamentais a presença obrigatória dos advogados nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCs) e ressaltou que passos importantes têm sido dados neste sentido. “Não adianta querermos acabar com os CEJUSCs porque eles já são uma realidade. A OAB SP sabe disso e o presidente Marcos da Costa – que só não está aqui por causa do falecimento da dra. Maria Célia – tem atuado fortemente nesta frente. Prova disso é a aprovação pelo Conselho Federal da solicitação feita pelo presidente de propositura de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), no Supremo Tribunal Federal, contra a dispensa da advocacia no CEJUSC”,  discorreu.

O respeito da sociedade para com a advocacia, por sua vez, foi salientado pelo Deputado Estadual Roque Barbieri: “Sem a advocacia, que sofre muitas vezes com o desrespeito, não existiria Justiça no país. Tenho familiares que exercem essa profissão, por isso conheço essa realidade”.

Já o papel de defensora da sociedade exercido pela OAB SP foi destacado pelo presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, Rivael Benedito de Souza. “Sabemos que com a OAB e nossos advogados fortalecidos temos uma sociedade que tem vez e voz. Prova disso, aqui em Araçatuba, é a presença constante do presidente da Subseção local, Sandro Cardoso, que tem prezado pelo diálogo para buscar caminhos melhores para a sociedade”, completou.

Para o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, receber a 13ª Conferência Regional da Advocacia é uma satisfação para o município.  “A OAB é uma entidade que representa os advogados e cuida dos interesses de todas as profissões. Isso porque, a única formação que tem condições de zelar pelo interesse de todas as outras é a advocacia. Por isso carrego com orgulho a minha carteira da OAB”, concluiu.

Descentralização

Luta pela valorização da classe e homenagens marcam a 13ª Conferência Regional da Advocacia
Cid Vieira de Souza Filho, presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, na posse dos integrantes da coordenadoria de Prerrogativas da 9º Região, durante 13º Conferência Regional da Advocacia

Durante a Conferência foram empossados os membros da Coordenadoria Regional de Prerrogativas da 9ª Região. As 15 regionais foram criadas no estado para dar agilidade ao atendimento aos advogados vítimas de violação das prerrogativas profissionais, conforme destaca o presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB SP, Cid Vieira de Souza Filho. “Para tocar essa missão de defesa das prerrogativas profissionais é preciso um verdadeiro exército, do qual os senhores passam a fazer parte a partir de agora. Que Deus nos proteja nesta difícil missão, pois nesse importante momento do país as nossas prerrogativas são desrespeitadas constantemente”.

Pedro Augusto Chagas Junior foi empossado presidente da Coordenadoria Regional de Prerrogativas da 9ª Região, juntamente com os membros Angela Renata Pereira, Emerson Francisco Gratão, Emerson Marcos Gonzales, Emiliana de Almeida Vieira Pilla, Evelin Karle Nobre de Almeida, Evelin Maria de Lima Navarro Kazitani, Fábio Corcioli Miguel, Flávia Dias Neves, Galber Henrique Pereira Rodrigues, João Antônio Castilho, João Aparecido Salesse, João Carlos Augusto Sbroggio, José Eduardo Toledo, Lincoln Augusto Lopes da Silva Varnier, Marcelo Antônio Luchetta, Marcus Wagner Mendes, Neusa Pereira de Souza, Rogério César Nogueira, Thyso de Carvalho Junior, Vanderlei Giacomelli Junior e Vanessa de Almeida.

A homenagem aos advogados decanos também marcou o encontro da advocacia. Foram agraciados: Rudmar Soares Corazza(Andradina), Sérgio Caputi de Silos (Araçatuba), Neusa Aparecida Rodrigues (Auriflama), Laércio Melhado (Birigui), Antônio José Kaxixa Francisco (General Salgado), Orivalde Chiquito Garcia (Guararapes), Marilza Geraldi Marinho Pereira (Ilha Solteira) e Alcides Caetano (Mirandópolis).

Compuseram a mesa diretora na abertura do evento: o secretário-geral adjunto da CAASP, Alexandre Ogusuku; o diretor da CAASP, Célio Luiz Bittencourt; a conselheira Secional e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Kátia Boulos; a conselheira Secional e presidente da Comissão OAB Concilia, Renata de Carlis Pereira; o conselheiro Secional e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Fernando Calza de Salles Freire; o presidente da Comissão de Assistência Judiciária, Aislan de Queiroga Trigo; o conselheiro Secional João Carlos Rizzoli; o vereador municipal Alceu Batista de Almeida Junior; Antônio José Kaxixa Francisco, presidente da Subseção de General Salgado e da Colônia de Férias dos Advogados Paulistas “Recanto Rio Paraná”.

Veja mais imagens na Galeria de Fotos