OAB SP instala Comissão OAB Concilia na Subseção de Artur Nogueira

Tweet


31/07/2017

OAB SP instala Comissão OAB Concilia na Subseção de Artur Nogueira
Fábio Canton descerra a placa de inauguração do projeto OAB Concilia na Subseção de Artur Nogueira

A Subseção de Artur Nogueira recebeu (26/07) a diretoria da Secional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil para a solenidade de instalação da Comissão OAB Concilia. Na ocasião foi realizada a cerimônia de entrega de carteiras aos novos profissionais da região. O vice-presidente da OAB SP, Fábio Romeu Canton Filho, que representou o presidente Marcos da Costa no evento, destacou que a cerimônia dupla marcou a abertura de mais um espaço de cidadania. “A OAB que é a maior e mais importante entidade da sociedade, ganha com esse espaço, assim como a população”, comentou Canton, para acrescentar que os novos colegas devem ter consciência desse papel: “O advogado transforma a sociedade na defesa particular do jurisdicionado e na defesa difusa do Estado Democrático de Direito, de modo que tem função essencial e essa consciência da classe é muito importante”. 

Há dois meses a conselheira Secional e presidente da Comissão OAB Concilia, Renata de Carlis, esteve na Subseção para a palestra de instrução e implantação do projeto, que consiste na reunião das partes e seus advogados em busca de uma solução alternativa dos conflitos. A advogada comentou em seu discurso que ao chegar à Casa da Advocacia e Cidadania encontrou boa parte da estrutura adiantada e ressaltou que, a partir de agora, a adesão dos colegas é primordial para o sucesso da iniciativa. “Quando um processo é distribuído sob o rito do OAB Concilia, ele tem urgência de tramitação. Sem contar que a presença do advogado e da advogada é primordial e fica vinculada à conciliação. Para que isso ocorra, porém, é necessária a participação dos colegas”, convocou.

OAB SP instala Comissão OAB Concilia na Subseção de Artur Nogueira
Patrícia Figueiredo Bragalha realiza a leitura do termo de compromisso em outorga de carteiras

Na mesma linha, a presidente da Subseção de Artur Nogueira, Camen Josefina Maciel, afirma que a implantação do projeto é vital para a região. “Contamos com 20 mil processos que sobrecarregam o Poder Judiciário na nossa comarca. Os equipamentos e espaço estão aqui. Assim, só nos resta torcer para que os colegas façam uso deste instrumento”, convidou.

Compuseram o dispositivo inaugural: Cirlei Martim Mattiusso, presidente da Comissão OAB Concilia da Subseção Artur Nogueira; João Procópio das Neves, vice-presidente da Subseção de Artur Nogueira; Pedro Ivo Gricoli Iokoi, presidente da Subseção de Pinheiros; Ana Cristina Zulian, presidente da Subseção de Americana; Deisy Aparecida Redondo, secretária-geral da Subseção de Artur Nogueira; Claudia Carlini, secretária adjunta da Subseção de Artur Nogueira; Maria Aparecida da Silva Barboni, tesoureira da Subseção de Artur Nogueira; Cloris Rosimeire Marcello Vital, secretária adjunta da Subseção de Americana e membro estadual da Comissão OAB Concilia; Nagila Marma Chaib Lotierzo, diretora jurídica da Prefeitura de Holambra, e Maria Helena Martins Lopes, presidente da Comissão de Ética da Subseção de Artur Nogueira.