Araçatuba concede título de cidadão do município ao presidente da OAB SP

Tweet


16/11/2017

Araçatuba concede título de cidadão do município ao presidente da OAB SP
A partir da esquerda: Sandro Laudelino Ferreira Cardoso, presidente da Subseção de Araçatuba; Dilador Borges, prefeito municipal de Araçatuba; Alceu Batista de Almeida Junior, vereador e Rivael Benedito de Souza, presidente da Câmara Municipal, na outorga de Título de Cidadão Araçatubense, a Marcos da Costa, presidente da OAB SP

A maior honraria concedida a uma pessoa que não tenha nascido na cidade, o titulo de Cidadão, foi outorgada ao presidente da Secional paulista da Ordem, Marcos da Costa, pela Câmara Municipal de Araçatuba (10/11). A homenagem, proposta pelo vereador Alceu Batista Almeida Júnior, foi motivada pelos relevantes serviços prestados à advocacia e pelas ações realizadas em prol da cidadania e do direito de defesa da população. 

Ao receber o agraciamento, Costa traçou um paralelo entre o atual momento da política brasileira e as conquistas obtidas ao longo da história, especialmente as promovidas por intermédio da Ordem dos Advogados do Brasil. Ele aproveitou para convidar os presentes para a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, que acontece entre os dias 27 e 30 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi. “Será um momento de reflexão e de discussões para o futuro do país, como ocorre em eventos desse porte que reúne importantes autoridades”, disse. O advogado contou ainda um pouco de sua trajetória de vida e das atividades na Ordem paulista: “Quando entrei na OAB SP, convidado pelo presidente Rubens Approbato, não tinha ideia que chegaria até aqui”. 

Coube a Alceu Batista Almeida Júnior, vereador e conselheiro Secional da OAB, descrever as qualidades do novo cidadão Araçatubense. “A justificativa se deu por suas qualidades, pois todos sabem do comprometimento desse nosso conterrâneo pela cidade e pelos advogados”, disse. Conforme descreveu, neste quase 20 anos de trabalhos desempenhado na OAB SP e nos últimos cinco anos à frente da entidade, foram amplas as dedicações dadas por Marcos da Costa às Subseções do interior. “Araçatuba experimentou um progresso surpreendente na área jurídica”, disse. Entre os exemplos citados por ele, destacou o empenho para a instalação de novas varas na cidade. Na mesma linha, Rivael Benedito de Souza, que preside a Câmara Municipal, agradeceu ao dirigente por ajudar no desenvolvimento da cidade: “Nos sentimos todos honrados em tê-lo como cidadão”. 

Por sua vez, o presidente da Subseção de Araçatuba, Sandro Laudelino Ferreira, lembrou de algumas conquistas obtidas pelo homenageado em defesa da classe. Ainda como vice-presidente da OAB SP, ocasião em que também comandava a Comissão de Assuntos com o Judiciário, ele ajudou nas negociações para pôr fim a greve do Judiciário, em 2010, uma das mais longas paralisações da justiça paulista. “Foi uma ação muito importante, para pôr fim à greve do Judiciário que durava muitos meses”, ressaltou. 

Na mesma linha, o prefeito Dilador Borges informou ao dirigente que ele ganhou uma família numerosa, de 200 mil irmãos: “A OAB tem uma responsabilidade muito grande e isso se reflete na sua pessoa, que hoje passa a ser um cidadão araçatubense”. Estiveram presentes, o conselheiro Secional João Risolli, e Mary Lucia Antonello, presidente da Subseção de Guararapes, além de diretores de outras Subseções e representantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário local e das cidades vizinhas.

Veja mais imagens na Galeria de Fotos