OAB SP entrega VI Prêmio Benedicto Galvão em 06 de dezembro

Tweet


24/11/2017

A Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da Comissão de Igualdade Racial e do Departamento de Cultura e Eventos, promove às 19h00 de quarta-feira (06/12) a entrega do Prêmio Benedicto Galvão em sua sede institucional. A cerimônia contará com apresentação do Coral Resistência Negra.  

Em sua sexta edição, o prêmio faz homenagem ao primeiro presidente negro da OAB SP, Benedicto Galvão, que dirigiu a Ordem entre 1940 e 1941, e é entregue a cidadãos que lutaram contra o racismo e o preconceito. Galvão nasceu pobre, no interior do Estado, e graças à sua inteligência e perseverança veio para São Paulo, formou-se na escola complementar, anexa à Escola Normal da Praça da República, e trabalhou como auxiliar de escritório e professor nos bairros da Bela Vista e Liberdade. Formou-se na Faculdade de Direito de São Paulo, em 1907.

O presidente Marcos da Costa ressalta que Galvão ajudou a construir a OAB SP e que o prêmio é um reconhecimento da importância e do respeito à comunidade negra: “A cerimônia nos dá a oportunidade de promover o debate sobre esse grande mal que é o racismo e que, infelizmente, sobrevive em nosso país”. 

Os agraciados de 2017 serão: Adriana Barbosa, presidente do Instituto Feira Preta; Carlos Alves Moura, advogado; Cleide Neves da Silva Santos, militante da causa negra; Christian Fernando dos Santos Moura, historiador e doutor em artes; Débora Aparecida Batista de Campos, conselheira do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo (CPDCN); Eliane Dias, advogada e empresária; Elisa Lucas Rodrigues, coordenadora da Coordenação de Políticas para População Negra e Indígena da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, e William Douglas Resinente dos Santos, juiz federal titular da 4ª Vara Federal de Niterói (RJ). 

De acordo com Carmem Dora de Freitas Ferreira, presidente da Comissão de Igualdade Racial, a homenagem é uma ação afirmativa, um resgate de valores: “Premiamos personalidades que se destacam no combate ao racismo, à discriminação e ao preconceito em diferentes áreas, difundindo o conhecimento e a cultura”, descreve. 

Serviço
Evento: “VI Prêmio Benedicto Galvão”
Data: 06/12 - 19h00
Local: Sede institucional da OAB SP - Rua Maria Paula, 35 - Centro - SP