Waldir Troncoso Peres ganha busto no TJ-SP

Tweet


04/04/2018

Waldir Troncoso Peres ganha busto no TJ-SP
Marcos da Costa, presidente da OAB SP, fala durante cerimônia de entronização do busto do advogado Waldir Troncoso Peres no Tribunal de Justiça de São Paulo

No fim da tarde(02/04) representantes dos universos jurídico e político participaram de cerimônia de entronização do busto do advogado Waldir Troncoso Peres no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). O criminalista, falecido em 2009 e conhecido como ‘príncipe dos advogados’, participou do primeiro júri ainda muito jovem e guarda lugar entre os nomes mais destacados do Direito Penal brasileiro.  Há uma conhecida frase do jurista que define bem seu espírito: ‘o advogado deve acreditar no que faz e ir para o júri com a convicção que o homem necessita de defesa, porque o valor supremo do qual todos os outros dependem, é a liberdade’.

A iniciativa da homenagem partiu da OAB SP no ano de sua morte. “Waldir Troncoso Peres tinha amor à Justiça e buscava compreender o ser humano em sua essência. Sua presença, sempre iluminada, e força fazem falta no momento atual, quando sobra intolerância e os direitos têm sido muitas vezes negligenciados”, disse o presidente da Ordem, Marcos da Costa, durante sua saudação. 

O ex-presidente da OAB SP e atual conselheiro federal da Ordem, Luiz Flávio Borges D’Urso, também criminalista e responsável pela iniciativa que ganhou continuidade durante a gestão de Marcos da Costa, lembrou momentos da carreira do homenageado e, também, ter sido Peres uma das ilustres figuras jurídicas que o influenciou para a escolha do Direito Penal. “Waldir Troncoso inspirou muitos jovens advogados. Tinha a capacidade de tocar a alma e entender o que vinha pelas entranhas do ser humano, suas alegrias e suas frustrações. Quando estava no tribunal se tornava um homem que alçava voo pela liberdade”, pontuou.

Para advogados e desembargadores, o advogado deixou legado não só para a advocacia, mas para o universo da Justiça. Discursaram na cerimônia o presidente do TJ-SP, Manoel Pereira Calças e os desembargadores Moacir Andrade Peres, filho do homenageado, e Carlos Augusto Lorenzetti Bueno. 

Estiveram presentes membros da diretoria da OAB SP: Fábio Romeu Canton Filho (vice-presidente), Caio Augusto Silva dos Santos (secretário-geral), Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos (secretária-geral adjunta), Ricardo de Toledo Santos Filho (diretor tesoureiro) e Umberto D'Urso (diretor do departamento de Cultura e Eventos). Os ex-presidentes da OAB SP, João Roberto Egydio Piza Fontes e Antonio Cláudio Mariz de Oliveira também participaram da cerimônia. 

Mais imagens na Galeria de Fotos