Comissão do Acadêmico de Direito toma posse em Ribeirão Pires
18/05/2018
- Marcos da Costa, presidente da OAB SP, na cerimônia de posse da Comissão do Acadêmico de Direito em Ribeirão Pires
Em casa cheia, a Subseção de Ribeirão Pires empossou a Comissão do Acadêmico de Direito (15/05). Estiveram presentes o presidente da Secional paulista da OAB, Marcos da Costa, políticos e dirigentes de Ordem locais durante a cerimônia que também nomeou o estagiário de Direito, João Mancuso Corinaldesi, como presidente do novo grupo de trabalho.
“O empenho e a dedicação que os participantes da Comissão já mostram ao assumir um compromisso perante a classe é motivador. Vislumbramos futuros líderes que saberão honrar a tradição que São Paulo tem de reunir grandes advogados e advogadas”, disse Marcos da Costa. O dirigente frisou, ainda, que os que escolhem a advocacia precisam ter em mente que a atividade é uma busca constante por dedicar a vida à satisfação da principal demanda do ser humano, que é a justiça, em um país onde o convívio com injustiças é diário.
“Agradeço o apoio e a força de cada um dos dirigentes de Ordem aqui presentes, por me delegar a importante missão de servir junto aos demais acadêmicos de direito que estão em vias de ingressar, pela advocacia, nessa grande família que me acolheu tão bem, que é a Subseção de Ribeirão Pires”, disse João Mancuso. “É um desafio que inclusive ajudará todos nós a encurtar as distâncias entre as fileiras acadêmicas e o cotidiano profissional”.
Em seguida, o presidente da Subseção, Ricardo Abou Rizk, lembrou que Ribeirão Pires tem formado novos grupos de trabalho e hoje há cerca de 30 comissões. “Buscamos manter a excelência de gestões anteriores por meio de tarefas desempenhadas com cada vez mais união e colaboração”, disse. “Tenho visto a realização de muitos cursos e palestras na Subseção. Ver a casa cheia hoje é uma resposta à atuação que visa o coletivo”, afirmou o conselheiro Patrick Pavan.
Em linha, o prefeito do município, Adler Alfredo Jardim Teixeira, e o vereador de São Paulo, Mario Covas Neto, demonstraram satisfação por ver jovens estudantes de Direito interessados em construir e engajar-se, de modo que, assim, a sociedade tem a ganhar com a preparação de futuros líderes. “Vivemos uma crise séria no país, quando as pessoas tendem à desesperança, sobretudo com a classe política. Fico feliz em ver jovens dedicados à participação, ainda que seja em sua categoria profissional. Que esses exemplos inspirem mais mentes”, comentou Covas. “Quando estudei Direito não tínhamos a oportunidade de participar efetivamente de nossa entidade de classe. Que cada vez mais pessoas possam integrar essa comissão e contribuir com o exercício de fornecer críticas e sugestões”, finalizou o prefeito.
Compuseram a mesa a conselheira secional Rosa Ramos e o desembargador do Tribunal de Justiça Militar paulista, Avivaldi Nogueira. O juiz da 11ª vara criminal de Natal (RN), Jarbas Bezerra, participou da cerimônia.