Realizações da OAB SP para a advocacia marcam Conferência em Votuporanga

Tweet


04/05/2018

Realizações da OAB SP para a advocacia marcam Conferência em Votuporanga
Na mesa da esquerda para direita: Andréa Lupo, presidente da Comissão OAB Concilia; Renata Soltanovitch, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina; Kátia Boulos, presidente da Comissão da Mulher Advogada; Ricardo Toledo Santos Filho, diretor-tesoureiro da OAB SP; Arnor Gomes da Silva Junior, vice-presidente da CAASP; Marcos da Costa, presidente da OAB SP; Adelino Ferrari Filho, presidente da Subseção de Votuporanga; vereador Osmair Ferrari; Caio Augusto Silva dos Santos, secretário-geral da OAB SP; Andréa Regina Gomes, presidente da Comissão OAB Vai à Escola; e Alexandre Ogusuku, diretor da CAASP, na 17º Conferência Regional da Advocacia
 

As principais demandas para o exercício profissional do advogado foram discutidas durante a 17ª Conferência Regional da Advocacia que aconteceu na cidade de Votuporanga( 27/04). O encontro contou com a participação de dirigentes da Seção São Paulo da OAB, da CAASP e das 12 Subseções participantes: Cardoso, Estrela D’Oeste, Fernandópolis, Jales, Mirassol, Monte Aprazível, Nhandeara, Paulo de Faria, Santa Fé do Sul, São José do Rio Preto, Tanabi e Votuporanga. Representantes de outras Subseções, advogados da região e de estudantes de Direito também marcaram presença. Pela manhã foram debatidas questões institucionais, como a atuação da Ordem na defesa das prerrogativas e investimentos em infraestrutura para as Casas da Advocacia e da Cidadania. No período da tarde, apresentaram-se palestras sobre temas afeito ao cotiando da advocacia. 

Marcos da Costa destacou o esforço da Secional em prol da classe, especialmente a do interior do Estado, para oferecer condições adequadas aos inscritos na entidade: “Sempre tivemos uma preocupação com o fortalecimento das Subseções. Somente nesta gestão foram construídas 16 novas Casas da Advocacia”, exemplificou, amparado pelos dados atuais que registram ainda revitalizações, ampliações de espaços e adaptações para acessibilidade em mais de 70 Subseções.

Outro ponto reforçado pelo presidente da Ordem de São Paulo foi o trabalho intenso desenvolvido em busca da valorização da mulher advogada. Ele lembrou a vitória obtida junto ao Conselho Nacional de Justiça que concedeu liminar determinando ao Tribunal de Justiça de São Paulo que as revistas pessoais, nas dependências forenses, sejam feitas por agentes de segurança do mesmo gênero. Sobre esse mesmo assunto, ainda acrescentou: “A luta continua para que o ingresso aos fóruns seja igual para todos. Se os advogados têm de passar pelas revistas, os juízes e servidores também devem passar, pois é o local de trabalho de todos”. 

Experiência valorizada
O presidente da Subseção anfitriã, Adelino Ferrari Filho, destacou o papel exercido pela advocacia em defesa da Constituição e no combate à atual crise ética e moral que o país vive. “Somos um exército de advogados em defesa da cidadania”, enfatizou, lembrando o trabalho da OAB SP e das Subseções nas discussões para a valorização do profissional do Direito “que cuida da liberdade e do patrimônio das pessoas”. Finalizou ressaltando a iniciativa da Secional em homenagear os decanos de cada Subseção participante: “Vemos aqui a junção de advogados mais experientes com os jovens. Somente com a união irrestrita da classe teremos uma advocacia forte para formar uma sociedade mais justa e mais fraterna”.

Aproveitando a presença de estudantes no salão do eventos, Arnor Gomes da Silva Júnior, vice-presidente da CAASP, discorreu sobre os benefícios concedidos pela entidade para a advocacia. Ele aproveitou e chamou os estudantes para conhecerem a instituição. “Eu mesmo, quando fui convidado para compor a diretoria, não sabia o que era a CAASP”, disse, para explicar que a Caixa de Assistência dos Advogados se dedica a cuidar dos advogados. Falou sobre as clínicas referenciadas, os departamentos odontológicos, a rede de farmácias, as livrarias que oferecem serviços e produtos a preços abaixo dos praticados pelo mercado. 

Os decanos homenageados foram: Amauri Muniz Borges, Antônio Castilho, Jorge Aidar, Lair Seixas Vieira, José Roberto Mansano, Antônio Alves Ferreira, Juraci Alves Domingues, Antônio Geraldo Pagoto, Edson Adalberto Reale, Generoso Cazone Otero, João Soler Hato Lucas da Silva e Cláudio Cruz Gonçalves. 

Presenças
Prestigiaram a  17º Conferência os dirigentes Caio Augusto Silva dos Santos (secretário-geral) e Ricardo Luiz de Toledo Santos Filho (tesoureiro), além dos conselheiros Secionais: Andrea Lupo, Renata Soltanovitch, Kátia Boulos, Antônio Elias Sequini, Carlos Alberto Expedito de Britto Neto, Carlos Simão Miner, José Eduardo de Mello Filho, Andreia Regina Gomes, Vera Silvia Ferreira Teixeira Ramos, João Carlos Rizolli e Júlio César Fiorino Vicente.

A Conferência reuniu os presidentes das Subseções: Ademir Lucas Júnior (Cardoso), Claudia Patrícia Arnal Carrasco Nogueira Dias (Estrela D’Oeste), Marco Aurélio Del Grossi (Fernandópolis), Marlon Luiz Garcia Livramento (Jales), Fabrizio Fernando Masciarelli (Mirassol), Luiz Henrique de Lima Vergílio (Monte Aprazível), José Marques (Nhandeara), Gustavo Souza Rodrigues Cirilo (Paulo de Faria), José Jorge Pereira da Silva (Santa Fé do Sul), Milton José Ferreira de Mello (São José do Rio Preto), Marcel Cadamuro de Lima Camara (Tanabi), Carlos Roberto dos Santos Okamoto (Auriflama), Marco César Gussoni (Catanduva), Eudecio Teixeira Ramos (Itaquera), Leopoldo Luís Lima Oliveira (Tatuapé), Ivan Rafael Bueno (Sertãozinho) e Jaqueline Ribeiro Lamonato Claro (Orlândia).

Veja mais na Galeria de Fotos