Secional participa de lançamento do Selo de Acessibilidade Digital

Tweet


22/05/2018

Secional participa de lançamento do Selo de Acessibilidade Digital
A partir da esquerda: Tiago Silva Miari, secretário-adjunto do Ministério do Planejamento; Bruno Covas, prefeito da Cidade de São Paulo; Cid Torquato, secretário municipal da Pessoa com Deficiência; Marcos da Costa, presidente da OAB SP; no Lançamento do Selo de Acessibilidade Digital

O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, marcou presença no lançamento do Selo de Acessibilidade Digital (17/05), que passou a ser fornecido pela prefeitura municipal de São Paulo, com o objetivo de fomentar a acessibilidade na web. O evento de iniciativa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência levará os sites dos requerentes do selo a passarem por avaliação, que seguirá critérios estabelecidos no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) e diretrizes previstas em portaria da Secretaria. A ideia é que pessoas com deficiências, idosos e iniciantes em tecnologia sejam beneficiados pela novidade.

“Hoje o município de São Paulo dá um passo a mais no que diz respeito a inclusão das pessoas, permitindo que todos, independentemente da sua deficiência, possam ter ampliado o acesso a serviços e informações nos universos público e privado. O movimento também fortalece o debate sobre a importância da acessibilidade”, disse Marcos da Costa, presidente da Secional. “Temos enorme satisfação em lançar o selo,criado em 2007. Dar vida a essa iniciativa é importante não só para a cidade de São Paulo, mas para todos aqueles que querem tornar suas plataformas digitais mais acessíveis à toda a população”, afirmou o prefeito Bruno Covas.

O Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, diz que a Lei Brasileira de Inclusão estabelece a obrigatoriedade de haver acessibilidade nos sites de empresas ou governos, garantindo que as informações cheguem a todos. “Como não havia um órgão que regulamentasse esse direito, a Comissão Permanente de Acessibilidade, autoridade consultiva e deliberativa do assunto, está liderando a iniciativa no país”, conta. A Comissão é órgão vinculado à Secretaria liderada por Torquato. 

O selo foi lançado no Dia Mundial da Internet, quando, no momento da apresentação, cerca de 3,9 bilhões de pessoas estavam conectadas. “Há todos os perfis de pessoas conectadas na rede em todo o globo, buscando informações, produtos ou serviços, e os sites devem ser ordenados de maneira a não excluir ninguém”, disse Fabíola Calixto, assessora especial de tecnologia da Secretaria Municipal da Pessoa Com Deficiência. As informações sobre como adquirir o selo foram fornecidas por Sidney Tobias, consultor da Secretaria. Será preciso acessar o portal 156, de requerimento de serviços da prefeitura, onde há o passo a passo. “Mesmo que determinado site seja certificado, as páginas passarão por processo de reavaliação constantemente”, contou Tobias.

Quarto país do mundo em acesso
O evento teve ainda a participação de representante do governo federal. O secretário adjunto da Pasta da Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Tiago Miari, lembrou que o Brasil é o quarto país do mundo com o maior número absoluto de usuários de internet, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. O dado foi divulgado em relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) em outubro do ano passado. Miari disse que está conduzindo a tarefa de transformar 1,7 mil serviços diretos da Pasta em digitais e elogiou a iniciativa paulista.

Integraram a mesa do evento, além do citados, Ana Claudia Domingues, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência; Fabio Santos, Secretário Municipal de Comunicação; e Mariana Sampaio, Secretária Municipal em exercício de Inovação e Tecnologia. A abertura foi conduzida por Luca Cavalcanti, diretor de Inovação e Canais Digitais do Bradesco. O encontro ocorreu no espaço InovaBra Habitat, projeto do banco que visa inovação. 

Veja mais na Galeria de Fotos