II Congresso de Direito da Moda é realizado na sede institucional da OAB SP

Tweet


27/06/2018

A Comissão de Estudos em Direito da Moda da Secional paulista da OAB promove na quinta-feira (28/06), às 08h30, na sede institucional da entidade, palestras com especialistas que debaterão temas como mercado de luxo no Brasil e no exterior, semiótica aplicada à propriedade intelectual e ao universo da moda, direito comercial e negócios na indústria da moda, modelos e o trabalho infantil, empreendedorismo e empoderamento feminino nos negócios da moda e beleza.

As inscrições devem ser feitas por meio do link: https://www2.oabsp.org.br/asp/dotnet/CulturaEventos/Eventos/Apps/SinopseEvento.aspx?idCultural=4390&sn=1

Outra opção para acompanhar a palestra é a transmissão ao vivo pelo YouTube no link: https://www.youtube.com/watch?v=5dXR06PgYZ0

Confira, abaixo, a programação completa:

Abertura – 09h00
Marcos da Costa 
Presidente da OAB SP.

Fábio Romeu Canton Filho 
Vice-presidente da OAB SP.

Thays Leite Toschi 
Presidente da Comissão de Estudos em Direito da Moda da OAB SP.

Leandro Caldeira Nava 
Conselheiro Secional e ex-presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB SP.

Thainá Simionato Marques 
Presidente da Comissão de Direito da Moda da OAB de São Caetano do Sul.

Roberta Pavan 
Vice-presidente da Comissão de Estudos em Direito da Moda da OAB de São Caetano do Sul.

Marcia Silva dos Anjos Cordeiro Lopes 
Presidente da Comissão de Estudos em Direito da Moda da OAB de Mogi das Cruzes.

Claudio Nishimura 
Vice-presidente da Comissão de Estudos em Direito da Moda da OAB de Mogi das Cruzes.

1º período

1º painel – 10h30
“Fashion law” Direito da Moda – Quando a moda e o Direito se encontram
Expositora
Thays Leite Toschi
Advogada; pós-graduada em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Direito Público pela ESA SP; presidente da Comissão de Estudos em Direito da Moda, membro consultora da Comissão Especial de Cultura e Arte da OAB Federal.

2º painel – 11h00
Mercado de luxo no Brasil e no exterior
Presidente de mesa
Thays Leite Toschi

Expositor
Laercio Xavier 
MBA em Administração de Empresas pelo Instituto Cultural Newton de Paiva e em Organização e Métodos pela União Negócios Administrativos (UNA), em Belo Horizonte – MG; sólida carreira no mercado do luxo iniciada em Nova York, em 1994, em marcas como Montblanc, Louis Vuitton, Asprey e Piaget, tendo retornado ao Brasil em 2012 como diretor da primeira loja da Van Cleef & Arpels; proprietário da empresa Luxe Ici.

3º painel – 11h30
Semiótica aplicada à propriedade intelectual e ao universo da moda
Debatedora
Nancy Satiko Caigawa
Advogada; agente da Propriedade Industrial, graduada em Direito pela USP; pós-graduada em Direito Empresarial pela PUC SP; MBA em Innovation Management pela FIA e membro consultora da Comissão de Estudos em Direito da Moda da OAB SP.

Expositora
Sônia Maria Delboux 
Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC SP; mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pós-graduada em Direito Empresarial e Didática do Ensino Superior pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; e membro consultora da Comissão de Estudos em Direito da Moda da OAB SP.

Expositor
Sergio Bairon 
Livre-docente pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP); doutor em Ciências pela FFLCH da USP, pós-doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC SP e em Comunicação e Humanidades pela Freie Universität Berlin, Alemanha.

Intervalo – 12h45

2º Período

4º painel – 14h00
Direito Comercial e negócios na indústria da moda
Presidente de mesa
Thays Leite Toschi
Moderador
Leandro Caldeira Nava


Expositora
Maria Fernanda Cury 
Advogada da área de Direito Societário, MBA em Contratos; graduada em Direito pela FGV; doutora em Direito Comercial pela USP;visiting scholar na Fordham University – School of Law New York com concentração em Fashion Law e mestre em Direito Comercial pela USP.

Expositora
Juliana Oliveira Domingues 
Advogada; professora de graduação e pós-graduação da FDRP-USP; mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina; doutora em Direito pela PUC SP.

5º painel – 15h30
Modelos e o trabalho infantil: abordagens práticas e jurídicas
Moderadora
Ana Carolina Fonseca de Olyveira 
Graduada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina; trabalhou como estilista, figurinista e cenografista teatral; em 2013 fundou a “Jouer Couture”, junto com Mariana Bonfanti, e desde então atua como diretora criativa da marca; vivencia o consumo consciente e a economia solidária, e desde 2018 é representante local da cidade de São Paulo do movimento Fashion Revolution.

Expositora
Elisiane dos Santos 
Procuradora do Ministério Público do Trabalho de São Paulo e coordenadora nacional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância).

Expositora
Mariana Bonfanti 
Graduada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, trabalhou como estilista e stylist em revistas e campanhas de grandes marcas; em 2013 fundou a “Jouer Couture”, junto com Carolina Olyveira, e desde então atua como diretora criativa da marca. Vivencia o consumo consciente e a economia solidária, e desde 2018 é representante local da cidade de São Paulo do movimento Fashion Revolution.

6º painel – 16h30
Empreendedorismo e empoderamento feminino nos negócios da moda e beleza
Moderadora
Thays Leite Toschi

Expositora
Cristiana Arcangeli
Empresária; apresentadora e palestrante; atua no mercado de beleza, bem-estar e de alimentos funcionais; consultora de beleza e qualidade de vida multimídia.

Serviço
Evento: II Congresso de Direito da Moda da OAB SP – “Fashion Law Day
Data: 28/06 – 08h30
Local: Sede institucional da OAB SP – Rua Maria Paula, nº 35