Campanha Coração Azul está presente na OAB

Tweet


02/08/2018

Em apoio à campanha contra o tráfico de pessoas, OAB SP ilumina sua sede de azul

A Secional São Paulo da OAB, entidade que traz em sua trajetória as lutas por uma sociedade mais justa, acaba de se engajar na 5ª Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que teve início em 30/07. A sua sede institucional, localizada na Rua Maria Paula, no centro de São Paulo, permanecerá iluminada com a cor azul até 03/08. A campanha é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), conhecida como “Coração Azul”, cujo objetivo é motivar a sociedade a enfrentar e denunciar o problema, solidarizando-se com quem passa pela situação, unindo-se ao movimento que acontece em diversos países do mundo para combater o comércio de seres humanos. O símbolo coração azul representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e faz referência à insensibilidade de quem compra e vende seus semelhantes.

Para o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, “o empenho da sociedade, dos governos,  dos organismos internacionais e das instituições é a única solução para esse mal que acontece em escala mundial, sendo fundamental a conscientização de cada cidadão sobre a importância da denúncia para atacar o problema”.

No Brasil, o Ministério da Justiça lançou (05/07) o 3º Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a ser executado no período de quatro anos, com o intuito de aperfeiçoar e reforçar as ações de combate ao crime. A proposta possui 58 metas destinadas à prevenção, repressão ao tráfico de pessoas no território nacional, responsabilização dos autores e atenção às vítimas (http://www.justica.gov.br/news/collective-nitf-content-84).

As denúncias sobre o tráfico de pessoas podem ser feitas através dos telefones 100 e 180.