Candidato do Partido Novo acredita na descentralização do poder

Tweet


12/09/2018

Candidato do Partido Novo acredita na descentralização do poder

A Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, dando sequência às rodadas de apresentações das plataformas políticas dos candidatos ao Senado Federal, iniciou o segundo dia (11/09) com a explanação do candidato do Partido Novo, Diogo Ribeiro da Luz, paulistano, 61 anos, casado, piloto de avião, produtor rural e que já militava na política desde 1988, no antigo Partido Liberal, e, posteriormente, na campanha presidencial de 1989. Afastou-se da política por um período e retornou em 2015, para o Partido Novo. 

O candidato enxerga dois eixos problemáticos no Brasil que precisam ser trabalhados: “Temos que atacar situações muito vivenciadas no país, que são as das pessoas desconectadas da sociedade. Primeiro, aqueles que estão abaixo da linha de convívio social, e, em seguida, os que estão fora da linha do cotidiano”, ponderou. De acordo com ele, existem 30 milhões de pessoas que vivem em condições precárias e, infelizmente, não encontraram um espaço no mercado de trabalho. O segundo assunto que Diogo da Luz pretende enfrentar, refere-se aos políticos que estão em Brasília: “Temos que retirar de lá os que estão distantes da realidade brasileira por meio de uma renovação e do engajamento dos que estão comprometidos em resolver os problemas do Brasil. Lá em Brasília, devemos começar pela eliminação dos privilégios políticos”, arrematou. 

Para o pleiteante ao Senado, há que se patrocinar mais autonomia para os cidadãos e municípios, respeitando as suas regionalidades. Ele prega uma redução do estado com menor número de leis e regramentos mais claros e objetivos. Propõe austeridade no trato do bem público e no uso do dinheiro do contribuinte. O presidente da OAB SP, Marcos da Costa, salientou que o assunto da municipalidade era tema defendido pelo ex-governador Franco Montoro, que saiu das cadeiras do Conselho da OAB SP para ingressar no mundo político. “Vivemos num país muito sofrido, com muitas pessoas fora da proteção social e esperamos construir uma teia de solidariedade que será fundamental para o Brasil”.

O candidato assinou o Termo de Compromisso de Candidato – Eleições Limpas 2018. Compôs a mesa na abertura das apresentações do dia, Luciano Caparroz Pereira, presidente da Comissão Contra Caixa Dois nas Campanhas Eleitorais.  

Cidadania e Advocacia
No encerramento de todas as apresentações dos candidatos ao Senado, Marcos da Costa tem enfatizado o histórico papel da Ordem dos Advogados do Brasil em defesa da cidadania e da advocacia. Destaca que o evento promovido pela OAB SP busca valorizar o voto consciente nas próximas eleições e contribuir para a maior exposição dos pleiteantes ao Legislativo, já que diante de votação também para pleito majoritário, como é o caso, a mídia tende a dar maior espaço e visibilidade aos concorrentes para os cargos do Executivo. 

Aos que compareceram à entidade para falar de suas plataformas políticas, o dirigente da advocacia paulista pediu apoio para a implementação de propostas voltadas à defesa da advocacia, mas que têm relação direta com a defesa da cidadania. Listou entre os pontos relevantes a presença obrigatória da advocacia em audiências de conciliação e mediação e a manutenção do Exame de Ordem, com o maior controle na abertura de cursos de Direito sem a devida qualidade. 

A íntegra das apresentações dos 18 pretendentes que participaram do evento #oabspnaseleições está disponível nas plataformas de Comunicação da entidade em dois links, uma para o dia 10/9 https://www.youtube.com/watch?v=TMfjEOhl_ek e outro para o dia 11/09 https://www.youtube.com/watch?v=_8bgFYBqEVs.