Candidato Pedro Cristo defende mais acesso à Justiça e aprimoramento da educação na primeira infância

Tweet


11/09/2018

Candidato Pedro Cristo defende mais acesso à Justiça e aprimoramento da educação na primeira infância

Na sequência da apresentação de candidatos ao Senado Federal recebidos (10/09) na Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, Pedro Cristo (Rede) abordou os fatores para seu ingresso na política. Mais novo entre os pleiteantes ao cargo, com 35 anos, é fundador do movimento Brasil 21, onde defende que a renovação é essencial para a transformação política do Brasil. Entre suas propostas está a geração de emprego e renda, tendo como foco a melhoria do ambiente de negócios no Estado. “Temos de incentivar a criação de linhas de crédito para pequenos e médios empreendedores, pois são os que mais empregam”, afirmou ele que é arquiteto e professor universitário. 

A educação voltada para a primeira infância, com o objetivo de dar oportunidades iguais às crianças de famílias de menor poder aquisitivo está entre suas prioridades, assim como os temas direcionados para o sistema de Justiça. Relatou a importância de aumentar o acesso à defesa para a população, e lembrou que, no Brasil, 45% das prisões são temporárias, com milhares de encarcerados sem julgamento. “A discussão da questão de prisão em segunda instância, que também é questionada por essa casa, está em nossa plataforma”, acentuou.

Em sua fala, o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, destacou a abertura de espaços para o debate para que os candidatos ao Legislativo possam ser ouvidos. “Trata-se de eleição com forte cobertura da mídia para candidatos ao governo e à presidência", pontuou. "Isso acaba prejudicando a apresentação de propostas daqueles que pretendem nos representar nas casas Legislativas, como os senadores”. O presidente da Secional lembrou ao candidato Pedro Cristo que a carta de compromisso proposta pela casa para que assinasse defende que o eleito para o cargo Legislativo deverá cumprir o mandato integralmente. “Hoje, pela nossa Constituição, é autorizado licenciar-se para servir ao Executivo. Sabemos que a Constituição norte-americana, que é extremante sucinta, proíbe que alguém eleito para o Congresso possa vir a se licenciar para ocupar um outro cargo no governo”, disse.

Compuseram a mesa, pela OAB SP: Gisele Fleury Charmillot Germano de Lemos, secretária-geral adjunta; as conselheiras Tallulah Kobayashi de A. Carvalho, Rosa Ramos e Rose Oggiano. Estiveram presentes: Maria Silvia Madeira Moreira Salata, vice-presidente para a Jovem Advocacia da Comissão de Direitos e Prerrogativas da Ordem paulista; e Luciano Caparroz Pereira e Evaristo Martins de Azevedo, presidentes das Comissões da Comissão Contra Caixa Dois nas Campanhas Eleitorais da OAB SP e de Direito às Artes, respectivamente.

Cidadania e Advocacia

No encerramento de todas as apresentações dos candidatos ao Senado, Marcos da Costa tem enfatizado o histórico papel da Ordem dos Advogados do Brasil em defesa da cidadania e da advocacia. Destaca que o evento promovido pela OAB SP busca valorizar o voto consciente nas próximas eleições e contribuir para a maior exposição dos pleiteantes ao Legislativo, já que diante de votação também para pleito majoritário, como é o caso, a mídia tende a dar maior espaço e visibilidade aos concorrentes para os cargos do Executivo.

Aos que compareceram à entidade para falar de suas plataformas políticas, o dirigente da advocacia paulista pediu apoio para a implementação de propostas voltadas à defesa da advocacia, mas que têm relação direta com a defesa da cidadania. Listou entre os pontos relevantes a presença obrigatória da advocacia em audiências de conciliação e mediação e a manutenção do Exame de Ordem, com o maior controle na abertura de cursos de Direito sem a devida qualidade.

A íntegra das apresentações dos 18 pretendentes que participaram do evento #oabspnaseleições está disponível nas plataformas de Comunicação da entidade em dois links, uma para o dia 10/9  https://www.youtube.com/watch?v=TMfjEOhl_ek e outro para o dia 11/09  https://www.youtube.com/watch?v=_8bgFYBqEVs