Presidente da OAB SP participa da solenidade de posse no TRT-2
08/10/2018
O corpo diretivo que conduzirá o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região no biênio 2018/2020 tomou posse (01/10) em cerimônia no salão nobre da sede da Corte em São Paulo, e contou com a presença do presidente da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcos da Costa que compôs a mesas em nome da advocacia paulista e representado o Conselho Federal da classe.
Magistrados, servidores, autoridades e convidados lotaram o auditório e sua extensão para assistir a transferência da presidência do desembargador Wilson Fernandes para a desembargadora Rilma Aparecida Hemetério, que, como ela mesmo destacou na solenidade, passou a ser “a primeira mulher afrodescendente a responder pelo maior tribunal trabalhista do país”.
A atual gestão liderada pela magistrada Rilma será integrada por: desembargadora Jucirema Maria Godinho Gonçalves, vice-presidente administrativa; desembargador Rafael Edson Pugliese Ribeiro, vice-presidente judicial; e desembargador Luiz Antonio Moreira Vidigal, corregedor regional.
Em seu discurso de posse, a presidente Rilma homenageou seus antepassados e afirmou: "O meu, o seu, o nosso lugar é onde podemos estar, desde que não nos seja negado o acesso à boa educação e a todas as oportunidades, em igualdade de condições com os demais, sem distinção de qualquer natureza". Aplaudida com veemência, ela criticou as tentativas de enfraquecimento da Justiça do Trabalho e destacou os principais resultados positivos deste ramo da Justiça: "Repudio qualquer ato que afronte a dignidade da pessoa humana e não pouparei esforços para preservar esta Justiça especializada, pelos valores que a fundamentam, que, por si só, justificam a sua existência".
Por sua vez, o desembargador Wilson Fernandes, que deixou o cargo, agradeceu a todos pela colaboração em sua fala: “Esta é uma obra a ser executada por muitas mãos, em uma ação coordenada entre várias entidades".