OAB SP é palco para lançamento de obra sobre os 30 anos da Constituição

Tweet


12/11/2018

OAB SP é palco para lançamento de obra sobre os 30 anos da Constituição
Jorge Águedo de Jesus Peres de Oliveira Filho, presidente da Imprensa Oficial de SP, no Lançamento do Livro "30 anos da Constituição Federal do Brasil" parceria da OAB SP e Imprensa Oficial

A Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil e a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo realizaram, no auditório da sede institucional da Ordem, o lançamento do livro “1988/2018 – 30 anos da Constituição Federal do Brasil”. O presidente da entidade, Marcos da Costa, fez a abertura da cerimônia, que contou com a presença de convidados, advogados, representantes do Ministério Público e os autores do livro.

O dirigente da Ordem destacou a parceria das duas instituições e pontuou que a Constituição nasceu após um período de ditadura militar para se tornar um grande marco do período democrático construído nas últimas três décadas no país: “Quando saudamos a Constituição, saudamos acima de tudo a democracia e, por maior que seja a crise que possa vir a enfrentar no futuro, ainda assim devemos contar com a nossa Carta Magna como balizador social e instrumento de realização da Justiça para todos”.

Jorge Aguedo de Jesus Peres de Oliveira Filho, diretor-presidente da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, citou o papel fundamental da OAB SP na defesa do cidadão e do Estado Democrático de Direito e ressaltou a importância da comemoração, fazendo votos para que a Carta do Brasil seja a mais longínqua de nossa história: “A Constituição Cidadã é a principal arma do povo para preservação, consolidação e desenvolvimento do regime democrático em nosso país”.

O vice-presidente da Comissão da Verdade da OAB SP, Belisário dos Santos Jr., explicou um pouco sobre o processo dos bastidores da elaboração da edição comemorativa e a busca de uma linguagem que atingisse tanto o operador do Direito como o homem comum. Para Belisário dos Santos, a atitude da diretoria da OAB SP em ser palco do lançamento da obra resgata o compromisso que a instituição possui na defesa da Carta Magna e finalizou: “Vamos defender a Constituição, é a nossa missão”.

Antonio Araudo Ferraz Dall Pozzo, presidente do Conselho Superior do Ministério Público, um dos autores do livro, parabenizou os coordenadores pela belíssima edição comemorativa que marca de forma grandiosa a data; e a advogada Luciana Temer citou orgulhosa o exemplo da filha Mariana presente na plateia, que fez questão de, aos 16 anos, tirar o título de eleitor e exercer o direito ao voto. Ao final de sua fala, proclamou: “Vida longa à Constituição”.

Além dos citados, compuseram a mesa solene do evento: Tallulah Kobayashi de A. Carvalho, conselheira Secional; Ivette Senise Ferreira, diretora da Escola Superior de Advocacia; João Batista de Oliveira, diretor- vice-presidente da Imprensa Oficial do Estado; Lídia Helena Ferreira da Costa dos Passos, subprocuradora geral de Justiça representando o procurador geral de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio; Antonio Carlos Malheiros, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, e Flávia Lefèvere, advogada. 

Veja mais na Galeria de Fotos