Fabiana Vieira Vazquez é a primeira mulher a presidir a OAB Taquaritinga

Tweet


13/02/2019

07.02.2019 - Posse da diretoria da Subseção de Taquaritinga

Em uma solenidade marcada pela emoção, a primeira presidente mulher da Subseção de Taquaritinga, Fabiana Vieira Vazquez, foi empossada (07/02) pelo presidente da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, Caio Augusto Silva dos Santos. A nova diretoria para o triênio 2019/2021 conta com Viviane de Souza Vieira, vice-presidente, Guilherme Henrique Alves Guimarães, secretário-geral, Valdir Sebastião Silva Tiezi, secretário-geral adjunto, e Mayra Cristina Bagliotti, diretora-tesoureira. 

Mais de 300 quilômetros separam São Paulo de Taquaritinga, contudo, vencer as distâncias entre as cidades para efetivar a descentralização da OAB SP é uma das bandeiras empunhadas pela gestão do presidente Caio Augusto Silva dos Santos. No discurso durante a posse, o líder da advocacia paulista tratou sobre o preponderante papel desempenhado pelas Subseções da Ordem: “Como dizia Franco Montoro, ninguém mora no Estado ou na União, todos moram nos municípios. No ambiente da Ordem dos Advogados é preciso entender que as coisas acontecem no seio das Subseções. É aqui onde os problemas aparecem, soluções surgem e onde temos que dialogar. Por isso há de ser reconhecido que os verdadeiros motores que propulsionam todas as atividades da nossa Secional estão em nossas 239 Subseções”, avaliou.

O presidente fez deferência especial ao papel da nova presidente, primeira mulher a ocupar o cargo e destacou que a participação feminina é uma preocupação da nova gestão: “Tivemos a sensibilidade de ampliar a composição de mulheres na diretoria da Caixa de Assistência, sendo que dos dez diretores, cinco são mulheres. São esses gestores, como a presidente Fabiana, que fazem com que a nossa instituição seja efetivamente respeitada, pela missão pesarosa que recai sobre a advocacia, de ser porta-voz dos direitos de cidadania”, ponderou. 

Com uma diretoria majoritariamente feminina, Fabiana Vieira Vazquez, fez questão de ressaltar o papel da Ordem na defesa da advocacia e da cidadania: “Recebemos a procuração para representarmos todos os advogados e advogadas desta Subseção. A dimensão do nosso cargo é conhecida. A Ordem é destinatária de responsabilidades coletivas, defensora da ordem pública e jurídica, da constitucionalidade das leis, dos direitos humanos e das liberdades individuais. É um centro de convergência de expectativas públicas e um organismo que, muitas vezes, é o único patrono das reivindicações sociais”, salientou. 

O presidente cessante da Subseção, Roberto Yoshikazu Ogasawara, foi agraciado com diploma do Conselho Federal da OAB em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para a preservação do Estado Democrático de Direito e da advocacia. Em seu discurso, enfatizou a união do grupo em torno da atividade advocatícia. 

Homenagem especial
Para agradecer os serviços prestados pela colaboradora mais antiga da Subseção, a diretoria da casa entregou Láurea de Reconhecimento à Maria Aparecida Balieiro. Ao longo de 23 anos, a Cida, como todas a conhecem, trabalhou em prol da advocacia local. Com 86 anos, foi surpreendida com a carinhosa despedida pela ocasião da sua aposentadoria. Comovida, falou brevemente: “Nunca sonhei que isso pudesse acontecer, nem por um segundo imaginei receber esta homenagem”. O presidente da Subseção de Taquaritinga na gestão de 1983/1985, Francisco Deolindo Locilento, ficou responsável pelo discurso e relembrou a trajetória da funcionária na Ordem: “Quando ingressou nos quadros de colaboradores, Cida afirmou que ficaria por pouco tempo e hoje estamos aqui”, observou com sorrisos e apoio dos presentes. 

Presenças
Compuseram ainda o dispositivo de honra: o juiz diretor do Fórum de Taquaritinga, Leopoldo Vilela de Andrade; o prefeito do município, Vanderlei José Mársico; o vice-prefeito, Luiz Fernando Coelho da Rocha; e as juízas da comarca Tatiana Horta de Pádua Prado e Adriana Del Compari Maia da Cunha. 

Prestigiaram o evento pela Ordem paulista: Marco César Gussoni, conselheiro secional; Thais Helena Kourrouski, diretora da CAASP; Marcelo Zocchio de Brito, presidente da Subseção de Monte Alto; Andre Ribeiro Angelo, presidente da Subseção de Catanduva; Ailton Geraldo Benincasa, presidente da Subseção de América Brasiliense; Leandro Augusto Contro, presidente da Subseção de Bebedouro; Paulo Augusto Bernardi, presidente da Subseção de Matão; vice-presidente da Subseção de Catanduva, Nésio Leite; a vice-presidente da Subseção de Monte Alto, Karen Pinhati; o secretário-geral da Subseção de Jaboticabal, Murilo Carvalho.