Solenidade de posse em Itapira aborda participação feminina e transparência

Tweet


26/03/2019

23.03.2019 - Solenidade de Posse da Subseção de Itapira

Em sala lotada do Fórum de Itapira, o presidente da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, marcou presença na solenidade de posse da Subseção (23/03), liderada agora por Walner de Godoy. O vice-presidente da instituição, Ricardo Toledo Santos Filho, e a diretora-tesoureira, Raquel Preto, também participaram. A importância da defesa das prerrogativas, que por fim beneficia o cidadão, a quem a advocacia dá voz em democracias, deu tom à cerimônia, assim como homenagens prestadas às mulheres neste mês de março.

“Os Estados do mundo moderno, democráticos, compreendem que cada um de nós têm sua individualidade e merecemos respeito sobre o que acreditamos, desde que, evidentemente, respeitando a lei”, disse Caio Augusto. O dirigente reiterou que a advocacia é força que trabalha no combate à corrupção e diariamente denuncia mandos e desmandos ocorridos no país. Além disso, conforme tem dito constantemente, agradeceu a presença das autoridades locais e lembrou que, no ambiente da OAB SP, estas são reconhecidas por seu comportamento e não por apenas ostentarem insígnias no peito.

Os dirigentes de Ordem citaram diretrizes para o triênio 2019/2021. Uma delas, a transparência, foi rememorada por Ricardo Toledo, responsável pelo projeto do Portal da Transparência, posto no ar logo no primeiro mês da gestão atual. Mais um importante pilar é a forte presença feminina: 39% de participação no Conselho estadual e em 90% de cargos de liderança em Comissões – seja ocupando a presidência ou a vice-presidência dos grupos de trabalho, lembrou Toledo. Ademais, citou batalhas em andamento priorizadas pela instituição, como a defesa do Exame de Ordem. “Enquanto houver união de todos nós, certamente barraremos atos atentatórios à advocacia, que esbarram na cidadania”.

Já Raquel Preto comentou estar provado que quando há diversidade nos ambientes empresariais, os resultados são mais positivos e efetivos. Em seguida, ela pontuou a importância de a advocacia investir cada vez mais em qualificação, bem como agir com coragem, para que se fortaleça no país. A dirigente citou, por fim, frase da ganhadora do prêmio Nobel da Paz de 2014, Malala Yousafzai: “Eu levanto minha voz, não para que eu possa gritar, mas para que aqueles sem voz possam ser ouvidos”. E seguiu: “É o que faz e fará a OAB, levantar a voz pelos cidadãos”.  

Missão local
Em seguida, o presidente da OAB Itapira, Walner de Godoy, destacou diretrizes locais, como a defesa das prerrogativas e a ampliação de Comissões. “Em tempos em que o discurso fácil predomina e a advocacia vem sendo atacada de forma injusta, é preciso fortalecer a Ordem”, avaliou. O ex-dirigente local, Thomaz de Moraes, citou pontos da trajetória, a exemplo de ações de apoio a mulheres vítimas de violência realizadas por meio da Comissão da Mulher Advogada e a ampliação da Casa da Advocacia.

A diretoria em Itapira é formada, ainda, por Luiz Arnaldo Alves Lima Filho (vice-presidente), Maira Bayod (secretária-geral), Luis Eugenio Barduco (secretário adjunto) e Paulo Rogerio Benaci (diretor-tesoureiro).

A diretora da CAASP, Andréa Regina Gomes, que também destacou números da participação feminina na gestão – 50% da diretoria da Caixa é formada por mulheres –, falou a respeito dos benefícios do braço assistencial da instituição.

Presenças
Além dos citados, o prefeito do município José Natalino Paganini também compôs mesa. Em sua extensão, fizeram parte, os diretores adjuntos da Subseção de Itapira, Mariana Vasconcelos Bonilha, Renato Porcilli e Taís Rótoli; os conselheiros Secionais Sulivan Rebouças Andrade, João Batista Muñoz e Maria Sylvia Aparecida de Oliveira; Claudia Luna, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB SP.

Além destes, os presidentes de Subseções Maria do Carmo Santiago (Jaguariúna), Jose Carlos Milanez Junior (Aguaí), Rodrigo de Salles Siqueira (Bragança Paulista), Benito Rosalem (Leme), Antonio Mello Martini (Mogi Guaçu); o ex-presidente da Subseção de Itapira (1989/1991) Ariovaldo Risola; vereadora Beth Manoel; André Luiz Brandão, promotor; e Thiago de Menezes, adido consular da Associação dos Cônsules no Brasil.