OAB SP dialoga com Tribunal de Justiça em busca de solução contra instabilidade do e-SAJ

Tweet


25/06/2019

A Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, por meio de seu vice-presidente, Ricardo Toledo Santos Filho, abriu frente de interlocução junto à presidência do Tribunal de Justiça paulista para tentar solucionar a instabilidade do Portal e-SAJ, que vem causando complicações à advocacia. A informação foi dada na reunião do Conselho Secional (24/06), após o sistema do TJSP ter apresentado indisponibilidade nos dias 10, 14, 17 e 24 de junho. “Mais uma vez o sistema está fora do ar. Isso é prejudicial às advogadas, aos advogados e aos cidadãos por eles representados. A Ordem tem atuado diretamente junto ao Tribunal para tentar solucionar essas intermitências”, disse Toledo.

O conselheiro Secional, Marcos Antonio Cabello, está acompanhando a situação há tempos. Para ele, muitos dos problemas podem estar relacionados ao processo de implantação de um novo portal e-SAJ. “Eles estão alterando fluxos e métodos que influenciam na estabilidade. É preciso deixar claro que o advogado quer o sistema disponível, não uma certidão de indisponibilidade, mesmo que os prazos sejam suspensos”, adverte.

Implantação
O novo portal está sendo implantado gradativamente para que a advocacia paulista, que demanda quase um terço do total de processos no país, tenha tempo de se adequar às alterações. O novo sistema inicialmente será testado por um número restrito de advogados, funcionará concomitante com o atual, até ser estendido para toda a advocacia. Ademais, a OAB São Paulo será consultada durante a implantação do processo.

Somente após conclusão da fase operacional, que está sendo realizada por técnicos do TJSP, serão dados os próximos passos, incluindo agendamento de reunião de alinhamento junto à Ordem paulista para definição da estratégia de execução.